Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/33836
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O desenho no ensino fundamental: uma proposta de aprendizagem para o 5° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Cristiane de Jesus Garcia Ferreira |
primer Tutor: | Rodrigo Borges Coelho |
primer miembro del tribunal : | Camila Rodrigues Moreira Cruz |
Resumen: | Neste estudo, busca-se identificar os principais aspectos ligados à arte que influenciam no comportamento de alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental. Esses alunos, em transição entre infância e adolescência, apresentam elementos em sua personalidade, que trazem diversos desafios para os educadores. Por meio do levantamento de elementos da Teoria Junguiana, são identificados aspectos comportamentais dos alunos que podem sofrer influência de questões emocionais, de memórias afetivas e de aspectos físicos, sociais e contemporâneos. Neste contexto, discute-se o papel da arte como elemento para auxiliar os alunos na manifestação de sua individualidade. Ao mesmo tempo busca-se construir instrumentos de apoio para os educadores no reconhecimento de padrões de comportamento muitas vezes não expressos de forma objetiva. Reforça-se a importância da arte em estimular a criatividade e manifestação do subconsciente de forma abstrata, sem necessidade de seguir qualquer tipo de padrão predeterminado. |
Abstract: | In this study, we seek to identify the main aspects related to art that influence the behaviour of students in the fifth and sixth year of elementary school. These students, in transition between childhood and adolescence, have elements in their personality, which bring different challenges for educators. Through the survey of elements of Jungian Theory, behavioural aspects of students are identified that may be influenced by emotional issues, affective memories and physical, social and contemporary aspects. In this context, the role of art is discussed as an element to assist students in the manifestation of their individuality. At the same time, it seeks to build support instruments for educators in the recognition of behaviour patterns that are often not expressed objectively. The importance of art is reinforced in stimulating the creativity and manifestation of the subconscious in an abstract way, without the need to follow any type of predetermined pattern. |
Asunto: | Arte - Estudo e ensino Desenho Identidade (Psicologia) na arte |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33836 |
Fecha del documento: | 29-feb-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Cristiane Ferreira - Final (1).pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons