Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33836
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigo Borges Coelhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6448880563509404pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Rodrigues Moreira Cruzpt_BR
dc.creatorCristiane de Jesus Garcia Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T20:28:24Z-
dc.date.available2020-07-20T20:28:24Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33836-
dc.description.abstractIn this study, we seek to identify the main aspects related to art that influence the behaviour of students in the fifth and sixth year of elementary school. These students, in transition between childhood and adolescence, have elements in their personality, which bring different challenges for educators. Through the survey of elements of Jungian Theory, behavioural aspects of students are identified that may be influenced by emotional issues, affective memories and physical, social and contemporary aspects. In this context, the role of art is discussed as an element to assist students in the manifestation of their individuality. At the same time, it seeks to build support instruments for educators in the recognition of behaviour patterns that are often not expressed objectively. The importance of art is reinforced in stimulating the creativity and manifestation of the subconscious in an abstract way, without the need to follow any type of predetermined pattern.pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, busca-se identificar os principais aspectos ligados à arte que influenciam no comportamento de alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental. Esses alunos, em transição entre infância e adolescência, apresentam elementos em sua personalidade, que trazem diversos desafios para os educadores. Por meio do levantamento de elementos da Teoria Junguiana, são identificados aspectos comportamentais dos alunos que podem sofrer influência de questões emocionais, de memórias afetivas e de aspectos físicos, sociais e contemporâneos. Neste contexto, discute-se o papel da arte como elemento para auxiliar os alunos na manifestação de sua individualidade. Ao mesmo tempo busca-se construir instrumentos de apoio para os educadores no reconhecimento de padrões de comportamento muitas vezes não expressos de forma objetiva. Reforça-se a importância da arte em estimular a criatividade e manifestação do subconsciente de forma abstrata, sem necessidade de seguir qualquer tipo de padrão predeterminado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de artes visuaispt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectTeoria Junguianapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDesenhopt_BR
dc.subject.otherIdentidade (Psicologia) na artept_BR
dc.titleO desenho no ensino fundamental: uma proposta de aprendizagem para o 5° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Cristiane Ferreira - Final (1).pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons