Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33868
Tipo: Dissertação
Título: Máscaras sociais: construindo caminhos para o aprendizado em arte
Autor(es): Laura Paola Ferreira
Primeiro Orientador: Fabrício Andrade Pereira
Primeiro membro da banca : Lucia Gouvea Pimentel
Segundo membro da banca: Júlio Cesar Machado
Terceiro membro da banca: Gláucia Maria dos Santos Jorge
Resumo: A investigação, Máscaras Sociais: Construindo os caminhos para o aprendizado em Arte, teve como objetivo discutir a importância da experiência artística como princípio norteador para o aprendizado nas aulas de Arte. Teve como foco o estudo das máscaras sociais, enquanto objetos artísticos, em culturas e épocas diferentes, e o estudo dos artistas contemporâneos, Amleto Sartori e Donato Sartori, John Ahern e Rigoberto Torres e Yasumasa Morimura. O ponto central da pesquisa foi trazer o cotidiano social dos educandos para a criação artística de máscaras com técnicas e materiais variados. Utilizou-se de recursos tecnológicos, como o vídeo e a fotografia modificada no computador. De acordo com este trabalho, o aprendizado em Arte requer métodos, aqui entendidos como caminhos. Dessa forma, o método é uma construção coletiva, de estratégias cognitivas que interage com o cotidiano dos educandos. A pesquisa dialoga com os autores Andrade (2014), Barbosa (2007, 2010, 2012, 2015), Brandão (2008), Dewey (2010), Charlot (2000), Ferreira (2015), Jarvis (2013), Maturana (2009), Morin; Ciurana; Motta (2003), Illeris (2013), Parsons (2006), Cunha (2012), Pimentel (2007), Tomasello (2003). A investigação foi desenvolvida na E.M Josefina de Sousa Lima, localizada no bairro Primeiro de Maio/ Belo Horizonte-MG, com os estudantes do Terceiro ciclo (7°, 8° e 9° anos) de ensino. Como recursos metodológicos utilizou-se a revisão bibliográfica, por meio da pesquisa descritiva e o diário de bordo/campo.
Abstract: The research, Social Masks: Building the paths to learning in Art, aimed to discuss the importance of artistic experience as a guiding principle for learning in art classes. He focused on the study of social masks as artistic objects in different cultures and eras, and the study of contemporary artists, Amleto Sartori and Donato Sartori, John Ahern and Rigoberto Torres and Yasumasa Morimura. The central point of the project was to bring the social daily life of the students to the artistic creation of masks with varied techniques and materials. Technological resources such as video and modified photography were used in the computer. According to this work, learning in Art requires methods, here understood as paths. In this way, the method is a collective construction of cognitive strategies that interact with the students' daily lives. The research dialogues with the authors Andrade (2014), Barbosa (2007, 2010, 2012, 2015), Brandão (2008), Charlot (2000), Ferreira (2015), Jarvis (2013), Maturana (2009), Morin; Ciurana; Motta (2003), Illeris (2013), Parsons (2006), Cunha (2012), Pimentel (2007), Tomasello (2003). The research was carried out at E.M Josefina de Sousa Lima, located in the first district of Maio/ Belo Horizonte-MG, with students in the third cycle (7th, 8th and 9th years) of teaching. Methodological resources were used in the bibliographic review, through the descriptive research and the logbook / field.
Assunto: Criação literária
Arte - Estudo e ensino
Arte moderna - Séc. XXI
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33868
Data do documento: 18-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO ONLINE LAURA PAOLA FERREIRA.pdf6.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.