Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33894
Type: Dissertação
Title: Tecnologias digitais na formação de professores de inglês: affordances e inovação
Other Titles: Digital technologies in English teacher education: affordances and innovation
Authors: Beatriz Gontijo Campos
First Advisor: Junia de Carvalho Fidelis Braga
First Referee: Sérgio Miguel Gartner Pais de Oliveira
Second Referee: Ronaldo Corrêa Gomes Junior
Abstract: Existem mais smartphones que habitantes no Brasil e três quartos da população tem acesso à internet. Surge daí a vontade de pesquisar o papel da formação na adoção e uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) por professores de Língua Inglesa em sala de aula. Para isso, estabeleceram-se como objetivos específicos o levantamento das TICs mencionadas pelos professores participantes; a identificação das affordances presentes no uso dessas TICs pelos professores em sua formação e prática; a identificação de atributos de inovação nas tecnobiografias dos professores; a investigação da relação entre a formação de professores, a adoção das tecnologias e inovação. Para atingir os objetivos, empreendeu-se uma análise qualitativa dos dados, que foram gerados através de questionário e formulário semiestruturados aplicados aos participantes do curso de formação continuada para professores de inglês da educação básica “Taba Móvel”. Através do formulário, os participantes confeccionaram tecnobiografias, as quais foram analisadas à luz das considerações de Gibson (1986) e van Lier (2000; 2004; 2008) sobre as affordances, e da teoria de difusão da inovação de Rogers (2003). A partir da análise dos dados, percebeu-se indícios de que o contexto sócio-histórico-cultural e a época em que se inserem os relatos das tecnobiografias influenciam na adoção de inovação, já que a maior disponibilidade da tecnologia no ambiente pode propiciar mais momentos em que o potencial adotante pode perceber atributos e affordances da tecnologia em questão. Observou-se, também, que o papel da formação de professores relaciona-se com outros aspectos da difusão de inovação, como a criação de canais de comunicação e sistemas sociais, através dos quais os adotantes tomam conhecimento e esclarecem dúvidas sobre as tecnologias que pretendem adotar. Foi possível notar, além disso, o papel que a funcionalidade “grupos” das redes sociais exerce, funcionando como canais de comunicação e sistemas sociais, emergindo também como possíveis Comunidades de Prática. A partir desses resultados, foi possível concluir que a formação de professores de Língua Inglesa tem influência na adoção de inovação por esses professores, no sentido de criar oportunidades para que esses se apropriem das tecnologias. Mostrou-se relevante, também, a influência do contexto em que o participante se situa e a participação em grupos de comum interesse.
Abstract: There are more smartphones than inhabitants in Brazil, and three quarters of the population has internet access. Hence the desire to research the role of teacher education in adoption and use of information and communication technologies (ICTs) by English language teachers in the classroom. To this end, specific objectives were established: to survey the ICTs mentioned by the participating teachers; to identify the affordances expressed in teachers' use of these ICTs in their education and practice; to identify the innovation attributes in teachers' technobiographies; to investigate the relationship between teacher education, technology adoption and innovation. To achieve the objectives, a qualitative analysis of the data was undertaken, which was generated through a questionnaire and a semi-structured form applied to the participants of the continuing education course for English teachers called “Taba Móvel”. Through the form, the participants manufactured technobiographies, which were analyzed in the light of the considerations of Gibson (1986) and van Lier (2000; 2004; 2008) about affordances, and Rogers' diffusion of innovation (2003). From the data analysis, it was noticed that the socio-historical-cultural context and the time in which the reports of the technobiographies are inserted influence the adoption of innovation, since the greater availability of technology in the environment may provide more moments in that the potential adopter can perceive attributes and affordances of the technology in question. It was also observed that the role of teacher education is related to other aspects of innovation diffusion, such as the creation of communication channels and social systems, through which adopters become aware and clarify doubts about the technologies they intend to adopt. Moreover, it was possible to notice the role that the “groups” functionality of social networks plays, functioning as communication channels and social systems, also emerging as possible Communities of Practice. From these results, it was possible to conclude that the education of English-speaking teachers influences the adoption of innovation by these teachers, in order to create opportunities for them to take advantage of the technologies. Also relevant was the influence of the context in which the participant is situated and the participation in groups of common interest.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
Professores de inglês – Formação
Tecnologia educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33894
Issue Date: 7-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO BEATRIZ GONTIJO VERSÃO FINAL (2).pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.