Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33899
Tipo: Tese
Título: O uso dos gatilhos persuasivos no marketing digital e as emoções como âncoras da persuasão
Autor(es): Marcos Daniel do Amor Divino
Primeiro Orientador: Helcira Maria Rodrigues de Lima
Primeiro membro da banca : Ana Larissa Adorno Marciotto de Oliveira
Segundo membro da banca: Melliandro Mendes Galinari
Terceiro membro da banca: Gustavo Ximenes Cunha
Quarto membro da banca: Carla Barbosa Moreira
Resumo: Esta pesquisa, de caráter transdisciplinar, teve como objetivo analisar o uso de determinados gatilhos persuasivos em e-mails de marketing a partir de quadro teórico composto, principalmente, pela análise de discurso, retórica e marketing. Optamos pelo uso do termo gatilhos persuasivos por este nos parecer mais pertinente à sua finalidade, a de orientar a elaboração de textos de forma persuasiva, ao invés de termos como gatilhos mentais ou gatilhos psicológicos, normalmente utilizados para tratar dessas estratégias no campo do marketing. Em um primeiro momento, observamos a relação benéfica do ambiente digital para as atividades do marketing devido à gama de opções que a tecnologia oferece. Em seguida, abordamos alguns aspectos da chamada modernidade líquida, o consumo e o gênero e-mail de marketing. Após isso, revisitamos contribuições da retórica visando ao estudo do marketing digital e abordamos os gatilhos persuasivos. Por fim, revemos aspectos do gênero epidíctico e das três dimensões retóricas do discurso (éthos, páthos e lógos), com destaque para a dimensão sensibilizante (páthos), a qual foi considerada a âncora da persuasão no gênero e-mail de marketing. Os resultados indicam que os gatilhos persuasivos são orientações para a composição do conteúdo a ser promovido e estratégias para estabelecer e manter relacionamento com o público-alvo. Elas envolvem ações como a construção de imagens positivas dos enunciadores e de seus produtos e/ou serviços, bem como abordagens que podem produzir efeitos de urgência e escassez, por exemplo, entre outros, alcançando uma dimensão emocional do destinatário através da linguagem.
Abstract: This research, done in a transdisciplinary way, was aimed at analyzing the use of some persuasive triggers present in marketing emails based on a theoretical framework consisting mainly of discourse analysis, rhetoric and marketing. We chose to use the term persuasive triggers because it is more pertinent to its purpose, which is to guide the writing of persuasive texts, instead of terms such as mental triggers or psychological triggers, that are normally used to address these strategies in the field of marketing. At first, we observed the beneficial relationship of the digital environment to the marketing activities due to the wide range of technological options. Next, we considered some aspects of the so-called liquid modernity, consumption and the marketing email genre. After that, we revisited contributions from rhetoric aiming at the study of the digital marketing and approached the persuasive triggers. Finally, we reviewed aspects of the three rhetorical dimensions of the discourse (ethos, pathos and logos), with emphasis on the sensitive dimension (pathos), which was considered the anchor of persuasion in this specific genre of discourse. The results indicate that persuasive triggers are guidelines for the composition of the content to be promoted and strategies to establish and maintain relationship with the target audience. They involve actions such as the construction of positive images of the speakers and their products and/or services, as well as approaches that can produce effects of urgency and scarcity, for example, among others, reaching an emotional dimension of the recipient through language.
Assunto: Análise do discurso
Retórica
Emoções – Aspectos psicológicos
Discurso midiático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33899
Data do documento: 15-Mai-2020
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