Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33899
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dc.contributor.advisor1Helcira Maria Rodrigues de Limapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109410145220432pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Larissa Adorno Marciotto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Melliandro Mendes Galinaript_BR
dc.contributor.referee3Gustavo Ximenes Cunhapt_BR
dc.contributor.referee4Carla Barbosa Moreirapt_BR
dc.creatorMarcos Daniel do Amor Divinopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8944931685828515pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T15:46:37Z-
dc.date.available2020-08-03T15:46:37Z-
dc.date.issued2020-05-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33899-
dc.description.abstractThis research, done in a transdisciplinary way, was aimed at analyzing the use of some persuasive triggers present in marketing emails based on a theoretical framework consisting mainly of discourse analysis, rhetoric and marketing. We chose to use the term persuasive triggers because it is more pertinent to its purpose, which is to guide the writing of persuasive texts, instead of terms such as mental triggers or psychological triggers, that are normally used to address these strategies in the field of marketing. At first, we observed the beneficial relationship of the digital environment to the marketing activities due to the wide range of technological options. Next, we considered some aspects of the so-called liquid modernity, consumption and the marketing email genre. After that, we revisited contributions from rhetoric aiming at the study of the digital marketing and approached the persuasive triggers. Finally, we reviewed aspects of the three rhetorical dimensions of the discourse (ethos, pathos and logos), with emphasis on the sensitive dimension (pathos), which was considered the anchor of persuasion in this specific genre of discourse. The results indicate that persuasive triggers are guidelines for the composition of the content to be promoted and strategies to establish and maintain relationship with the target audience. They involve actions such as the construction of positive images of the speakers and their products and/or services, as well as approaches that can produce effects of urgency and scarcity, for example, among others, reaching an emotional dimension of the recipient through language.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de caráter transdisciplinar, teve como objetivo analisar o uso de determinados gatilhos persuasivos em e-mails de marketing a partir de quadro teórico composto, principalmente, pela análise de discurso, retórica e marketing. Optamos pelo uso do termo gatilhos persuasivos por este nos parecer mais pertinente à sua finalidade, a de orientar a elaboração de textos de forma persuasiva, ao invés de termos como gatilhos mentais ou gatilhos psicológicos, normalmente utilizados para tratar dessas estratégias no campo do marketing. Em um primeiro momento, observamos a relação benéfica do ambiente digital para as atividades do marketing devido à gama de opções que a tecnologia oferece. Em seguida, abordamos alguns aspectos da chamada modernidade líquida, o consumo e o gênero e-mail de marketing. Após isso, revisitamos contribuições da retórica visando ao estudo do marketing digital e abordamos os gatilhos persuasivos. Por fim, revemos aspectos do gênero epidíctico e das três dimensões retóricas do discurso (éthos, páthos e lógos), com destaque para a dimensão sensibilizante (páthos), a qual foi considerada a âncora da persuasão no gênero e-mail de marketing. Os resultados indicam que os gatilhos persuasivos são orientações para a composição do conteúdo a ser promovido e estratégias para estabelecer e manter relacionamento com o público-alvo. Elas envolvem ações como a construção de imagens positivas dos enunciadores e de seus produtos e/ou serviços, bem como abordagens que podem produzir efeitos de urgência e escassez, por exemplo, entre outros, alcançando uma dimensão emocional do destinatário através da linguagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectE-mail de marketingpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherRetóricapt_BR
dc.subject.otherEmoções – Aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.otherDiscurso midiáticopt_BR
dc.titleO uso dos gatilhos persuasivos no marketing digital e as emoções como âncoras da persuasãopt_BR
dc.typeTesept_BR
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