Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33901
Type: Monografia (especialização)
Title: Autobiografismo e o processo artístico: o ato criador por meio do desenho
Authors: Mariane Basílio Torres
First Advisor: Carolina Ruoso
First Referee: Camilla Ayla Oliveira dos Anjos
Abstract: Esta monografia pretende abordar questões da minha experiência como arte educadora durante as aulas na Escola Municipal Gilberto Alves da Silva, localizada no bairro Jardim das Alterosas – 2ª seção, Betim, Minas Gerais, observando e analisando todo o processo artístico e o ato criador por meio do desenho. Relato em específico a proposta de observar e analisar os trabalhos que estou desenvolvendo com as turmas do 6º ano e 7º ano. Elaborar métodos e construir metodologias para o ensino/aprendizagem nos processos artísticos com a importância do desenho autobiográfico, “biografização” como ato criador. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que se consistiu nas autoras: Luciane Goldberg, Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower e Edith Derdyk, dentre outros, através de suas provocadoras teorias. Tendo como finalidade um estudo sobre a arte educação no projeto sobre identidade: Quem sou EU? Investigando a relação da arte e a criatividade utilizando o desenho autobiográfico como fonte de pesquisa durante as aulas lecionadas. Com o referido estudo conclui que as minhas experiências como pesquisadora participante desse projeto formaram um grande aprendizado a partir de uma troca de experiências entre professor e aluno. Com uso do conceito de biografização em projetos educacionais relacionados à arte, os educandos podem desenvolver habilidades na comunicação, na linguagem, no pensamento reflexivo, ampliar o conhecimento contextualizado dentro da arte com um olhar sensível e interligados com a sociedade.
Abstract: This monograph seeks to provide questious issues about my experience like a Art teacher during the classes at the Gilberto Alves da Silva Municipal School, located in the Jardim das Alterosas neighborhood – 2nd section, Betim, Minas Gerais, observing and analyzing the full artistic aspectrum and the mean of designer through design. I shall deal in particular to observe and analyse the proposal that was developing with the classes of the 6th year and 7th year. Elaborate methods and build methodologies for teaching/learning in artistic processes with the importance of autobiographical design "biographization" as a creative act. Has been used for this writing the bibliografical research was used, which consisted of the authors: Luciane Goldberg, Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower and Edith Derdyk, among others, through their provocative theories. Loking a study about art education in the identity Project name Who am I? investigating the creativity and art’s relationship using autobiographical drawing how mean to source of research during the taught classes. Based on this study I concluded that my experiences as a researches in this project forming na enourmous amongst teacher and student. Using the concept of biographization in educational projects related to art, students can develop skills in communication, language, reflective thinking, expand contextualized knowledge within art with a sensitive look and interconnected with society.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Desenho
Auto-retratos
Criatividade
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33901
Issue Date: 29-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_AUTOBIOGRAFISMO E O PROCESSO ARTÍSTICO_marianetorres.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons