Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33953
Type: Tese
Title: Marx e a obra de arte literária em O capital
Other Titles: Marx and the literary work of art in Capital
Authors: Sandra Soares Della Fonte
First Advisor: Rodrigo Antônio de Paiva Duarte
Abstract: A partir da reflexão adorniana sobre o caráter irrevogável do elemento expressivo na atividade teórica, indaga-se sobre as menções artístico-literárias em O capital, de Karl Marx, os papéis que cumprem e em que medida essa presença, no contexto da argumentação marxiana, contribui para fomentar vínculos não hierárquicos entre o texto conceitual e o literário. A presença do discurso figurativo-artístico em O capital manifesta um movimento contraditório: o texto conceitual recorre a essas menções para sujeitá-las à função explicativa. Contudo, quando faz isso, a prosa conceitual vê-se incapaz de dizer o mundo de modo cristalino e imediato. Nesse instante, a imaginação literária assume a dianteira perante a impossibilidade da clareza conceitual. O ponto máximo dessa situação ocorre quando Marx aborda a personificação do capital e lança mão de figurações literárias diversas, em especial das imagens fantasmagóricas, demoníacas e vampirescas. Assim, para materializar a crítica do objeto em uma exposição igualmente crítica, Marx elabora associações de conceitos que se movimentam em diferentes direções e profundidades a fim de abrir uma fissura na representação reificada de um mundo que se impõe sistemicamente. Em meio a essas constelações conceituais, são introduzidas algumas figurações literárias. Por um lado, elas depõem contra a hipóstase conceitual; por outro, dinamizam o movimento conceitual, oferecendo ligas não conceituais ao pensar associativo. Essas cesuras e costuras entre o conotativo e o denotativo, o conceitual e o não conceitual representam uma experimentação da lógica dialética que testemunha a lembrança do que Adorno chama de verdade e não verdade do exercício conceitual e de sua relação tensa e complementar com o expressivo. A composição textual de Marx e nela a presença de figurações artístico-literárias podem ser compreendidas nesse horizonte: a Arte ajuda a pensar o que a realidade social em sua irracionalidade interdita de ser compreendido. Portanto, há um pensar literário em Marx que chama ao seu socorro o figurativo para pensar o que não se deixa pensar. Esse posicionamento carrega em si a utopia de um saber renovado que não se submete à força da identidade. Compromete-se com uma humanidade que se destrave do princípio do valor.
Abstract: From Adorno’s reflection on the irrevocable character of the expressive element in the theoretical activity, one inquiries about the presence the artistic-literary mentions in Karl Marx's Capital, the roles they play and to what extent this presence in the context of the Marxian argument contributes to fostering non-hierarchical links between conceptual and literary text. The presence of the figurative-artistic discourse in Capital manifests a contradictory movement: the conceptual text uses these mentions to subject them to the explanatory function; however, when it does so, conceptual prose finds itself unable to tell the world in a crystalline and immediate way. In that instant, the literary imagination takes the lead in the face of the impossibility of conceptual clarity. The climax of this situation occurs when Marx approaches the personification of capital and uses diverse literary figures, especially ghostly, demonic and vampire images. Thus, to materialize the criticism of the object in an equally critical presentation, Marx elaborates associations of concepts that move in different directions and depths in order to open a fissure in the reified representation of a world that imposes itself systematically. Inside these conceptual constellations, some literary figures are introduced. On the one hand, they testify against conceptual hypostasis; on the other hand, they stimulate the conceptual movement, offering non-conceptual alliance to associative thinking. These cuts and connections between the connotative and the denotative, the conceptual and the non-conceptual represent an experimentation of the dialectical logic which witnesses what Adorno calls truth and non-truth of the conceptual exercise and to its tense and complementary relationship with the expressive. Marx's textual composition and the presence of artistic-literary figures can be placed on this horizon: when Art helps to think what social reality in its irrationality prohibits from being understood. Therefore, there is a literary thinking in Marx which calls to your aid the figurative to think what is not allowed to think. This position carries with it the utopia of renewed knowledge that does not submit to the force of identity. It bets on and commits to a humanity that frees itself from the principle of value.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33953
Issue Date: 26-Jun-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marx e a obra de arte literaria em O capital.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons