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Type: Dissertação
Title: Letramento informacional em bibliotecas do Instituto Federal do Espírito Santo: o trabalho do bibliotecário frente às demandas e necessidades informacionais dos estudantes
Authors: Kelly Rita de Azevedo
First Advisor: Ligia Maria Moreira Dumont
First Referee: Dulcinéa Sarmento Rosemberg
Second Referee: Ana Paula Meneses Alves
Abstract: Trata de uma pesquisa que tem como objetivo identificar o papel da biblioteca e do bibliotecário no desenvolvimento do letramento informacional dos estudantes do Ifes, frente às demandas e necessidades de informação presentes em seu cotidiano. A responsabilidade que o bibliotecário para conhecer e planejar atividades para os usuários atendidos por essas unidades de informação precisam ser conhecidas e entendidas, principalmente devido ao fato do modelo de educação existente nessa instituição, difere dos padrões educacionais conhecidos no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa foi classificada como descritiva e estabeleceu em seu desenho o estudo de caso como método; instituiu como recorte duas bibliotecas pertencentes aos campi de Santa Teresa e Vitória do Ifes. A análise dos dados empíricos se desenvolveu com enfoque quantitativo e qualitativo, tendo como unidade de análise os estudantes e bibliotecários. Adotou-se como instrumentos o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa sete bibliotecários, sendo dois bibliotecários do campus de Santa Teresa e cinco do campus Vitória. Foram enviados 4.235 questionários para os estudantes maiores de dezoito anos regularmente matriculados nos cursos presenciais ofertados pelos campi de Santa Teresa e Vitória. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é uma instituição pertencente a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que oferece educação profissional pública. Integrando ensino, pesquisa e extensão, agrupa em um mesmo espaço, alunos em diferentes modalidades de ensino. Tal característica confere a instituição e suas bibliotecas um status de novidade no que diz respeito ao perfil de seus estudantes. O acesso à informação, provocado pela disponibilidade de suportes, exige do bibliotecário uma nova postura profissional, pois ele se depara com um período onde tornam-se necessárias as mudanças em sua prática, na qual a realização de um trabalho colaborativo entre bibliotecários, equipe pedagógica e professores é primordial, para atender e educar o usuário das bibliotecas no desenvolvimento do letramento informacional dos estudantes. As necessidades de informação mudaram e continuam em crescente evolução, assim como os recursos para acessá-las. Os resultados apontaram que os bibliotecários têm conhecimento parcial sobre o atributo do letramento informacional e sua importância no desenvolvimento da autonomia do estudante no uso da informação através das atividades e serviços ofertados pela biblioteca por meio de formações para o usuário. Contudo, mesmo cientes dessa importância, não existe nenhuma ação específica dos bibliotecários para o desenvolvimento do letramento informacional dos estudantes. A ausência de um projeto voltado para a formação dos usuários nas bibliotecas, aliada ao desconhecimento do papel educativo do bibliotecário pela equipe pedagógica e professores, contribui para que não haja um trabalho colaborativo entre esses agentes, visando o desenvolvimento das habilidades de acesso, busca, recuperação e uso da informação pelos estudantes. Tais fatores contribuem para que os estudantes desconheçam o potencial de atividades do bibliotecário, tendo em vista que muitos não tiveram a oportunidade de vivenciar uma biblioteca com a presença de bibliotecários. A pesquisa traz luz ao caminho que precisa ser percorrido pelo bibliotecário para que ele possa ser reconhecido como um profissional ligado à educação, não apenas pelo estudante, de uma forma mais direta e que a biblioteca possa ser vislumbrada como um espaço de educação e geração de conhecimentos.
Abstract: It is a research that aims to identify the role of the library and the librarian in the development of information literacy of Ifes' students, in face of the demands and needs of information present in their daily lives. The responsibility that the librarian has to know and plan activities for the users served by these information units needs to be known and understood, mainly due to the fact that the education model existing in this institution, differs from the educational standards known in Brazil. Methodologically, the research was classified as descriptive and established in its design the case study as a method; it established as a clipping two libraries belonging to the Ifes' Santa Teresa and Vitória campuses. The analysis of empirical data was developed with a quantitative and qualitative approach, with students and librarians as the unit of analysis. The questionnaire and semi-structured interview were used as instruments. Seven librarians participated in the research, two librarians from the Santa Teresa campus and five from the Vitória campus. 4,235 questionnaires were sent to students over eighteen years of age regularly enrolled in the face-to-face courses offered by the Santa Teresa and Vitória campuses. The Federal Institute of Espírito Santo (Ifes) is an institution belonging to the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education that offers public professional education. Integrating teaching, research and extension, it groups, in the same space, students in different teaching modalities. This characteristic gives the institution and its libraries a status of novelty with regard to the profile of its students. Access to information, caused by the availability of supports, requires the librarian to take a new professional stance, as he is faced with a period when changes in his practice become necessary, in which collaborative work between librarians, the pedagogical team and teachers is essential, to assist and educate the library user in the development of students' information literacy. Information needs have changed and continue to evolve, as the resources to access them. The results showed that librarians have partial knowledge about the attribute of information literacy and its importance in the development of student autonomy in the use of information through the activities and services offered by the library through training for the user. However, even though aware of this importance, there is no specific action by librarians to develop students' information literacy. The absence of a project aimed at training users in libraries, coupled with the lack of knowledge of the educational role of the librarian by the pedagogical team and teachers, contributes to the lack of collaborative work among these agents, aiming at the development of access, search, retrieval and use of information by students. Such factors contribute for the students to ignore the potential of activities of the librarian, considering that many did not have the opportunity to experience a library with the presence of librarians. The research sheds light on the path that needs to be taken by the librarian so that he can be recognized as a professional linked to education, not only by the student, in a more direct way and that the library can be seen as a space for education and generation of knowledge.
Subject: Ciência da informação
Letramento
Bibliotecas
Bibliotecários
Serviços de informação - Educação de usuários
Instituto Federal do Espírito Santo - Bibliotecas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33965
Issue Date: 7-Feb-2020
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