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http://hdl.handle.net/1843/34012
Tipo: | Tese |
Título: | The role of oral negative feedback through Whatsapp: a study in Soure, PA |
Autor(es): | Anderson Francisco Guimarães Maia |
primer Tutor: | Ricardo Augusto de Souza |
primer miembro del tribunal : | Vicente Aguimar Parreiras |
Segundo miembro del tribunal: | Janaina Weissheimer |
Tercer miembro del tribunal: | Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira |
Cuarto miembro del tribunal: | Deise Prina Dutra |
Quinto miembro del tribunal: | Wander Emediato de Souza |
Resumen: | From the perspective of Instructed Second Language Acquisition, this dissertation analyzes the role of oral negative feedback in mobile assisted language learning through WhatsApp in a group of preservice English as a Foreign language (EFL) teachers at the Federal University of Para – Campus Universitário do Marajó/Soure, Brazil. In view of the severe instructional constraints faced by these preservice EFL teachers, mobile communication through WhatsApp has come as a possible solution to foster second language speech development and, within its scope, oral negative feedback. Based on theories of instructed second language acquisition, negative feedback and mobile assisted language learning, the major objective of this study was to investigate whether oral negative feedback facilitates or not L2 speech development through WhatsApp. For that purpose, a mixed methods study was designed with both quantitative and qualitative data generated by four elicitation methods: (a) preliminary oral test, (b), field notes, (c) focus group semi-structured interviews, and (d) posterior oral test. Findings demonstrated that oral negative feedback through WhatsApp had a positive impact on the development of structural linguistic constituents in L2 communicative competence; however, hardly no improvement was observed in segmental or supra-segmental pronunciation. |
Abstract: | Tendo como base o ensino e aprendizagem de língua estrangeiras, esta tese analisa o papel do feedback oral instrucional no ensino-aprendizagem de línguas através do WhatsApp em um grupo de licenciandos em Letras-Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário do Marajó-Soure. Considerando as severas limitações enfrentadas por estes futuros professores de inglês, a comunicação móvel por meio do WhatsApp surge como uma possível solução para auxiliar no desenvolvimento da habilidade oral na língua estrangeira e, dentro do escopo deste trabalho, no feedback oral instrucional. Partindo de teorias de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, feedback instrucional e aprendizagem de línguas assistida por tecnologia móvel, o principal objetivo deste trabalho foi de investigar o feedback oral instrucional como elemento facilitador do desenvolvimento oral em língua estrangeira através do WhatsApp. Para isto, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa como dados gerados a partir de quatro instrumentos de coleta: a) teste oral preliminar, b) notas de campo, c) entrevistas de grupo semi-estruturadas, e d) teste oral posterior. Os resultados demonstram que o feedback oral corretivo através do WhatsApp teve um impacto positivo no desenvolvimento de constituintes linguísticos estruturais na competência comunicativa em língua estrangeira; entretanto, quase nenhuma melhora foi observada na pronúncia segmental ou supra-segmental. |
Asunto: | Língua inglesa – Estudo e ensino Whatssap (Aplicativos de mensagens) Comunicação digital |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34012 |
Fecha del documento: | 3-ago-2020 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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