Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Augusto de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038438725381698pt_BR
dc.contributor.referee1Vicente Aguimar Parreiraspt_BR
dc.contributor.referee2Janaina Weissheimerpt_BR
dc.contributor.referee3Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee4Deise Prina Dutrapt_BR
dc.contributor.referee5Wander Emediato de Souzapt_BR
dc.creatorAnderson Francisco Guimarães Maiapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3037491284709362pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-17T23:10:57Z-
dc.date.available2020-08-17T23:10:57Z-
dc.date.issued2020-08-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34012-
dc.description.abstractTendo como base o ensino e aprendizagem de língua estrangeiras, esta tese analisa o papel do feedback oral instrucional no ensino-aprendizagem de línguas através do WhatsApp em um grupo de licenciandos em Letras-Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário do Marajó-Soure. Considerando as severas limitações enfrentadas por estes futuros professores de inglês, a comunicação móvel por meio do WhatsApp surge como uma possível solução para auxiliar no desenvolvimento da habilidade oral na língua estrangeira e, dentro do escopo deste trabalho, no feedback oral instrucional. Partindo de teorias de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, feedback instrucional e aprendizagem de línguas assistida por tecnologia móvel, o principal objetivo deste trabalho foi de investigar o feedback oral instrucional como elemento facilitador do desenvolvimento oral em língua estrangeira através do WhatsApp. Para isto, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa como dados gerados a partir de quatro instrumentos de coleta: a) teste oral preliminar, b) notas de campo, c) entrevistas de grupo semi-estruturadas, e d) teste oral posterior. Os resultados demonstram que o feedback oral corretivo através do WhatsApp teve um impacto positivo no desenvolvimento de constituintes linguísticos estruturais na competência comunicativa em língua estrangeira; entretanto, quase nenhuma melhora foi observada na pronúncia segmental ou supra-segmental.pt_BR
dc.description.resumoFrom the perspective of Instructed Second Language Acquisition, this dissertation analyzes the role of oral negative feedback in mobile assisted language learning through WhatsApp in a group of preservice English as a Foreign language (EFL) teachers at the Federal University of Para – Campus Universitário do Marajó/Soure, Brazil. In view of the severe instructional constraints faced by these preservice EFL teachers, mobile communication through WhatsApp has come as a possible solution to foster second language speech development and, within its scope, oral negative feedback. Based on theories of instructed second language acquisition, negative feedback and mobile assisted language learning, the major objective of this study was to investigate whether oral negative feedback facilitates or not L2 speech development through WhatsApp. For that purpose, a mixed methods study was designed with both quantitative and qualitative data generated by four elicitation methods: (a) preliminary oral test, (b), field notes, (c) focus group semi-structured interviews, and (d) posterior oral test. Findings demonstrated that oral negative feedback through WhatsApp had a positive impact on the development of structural linguistic constituents in L2 communicative competence; however, hardly no improvement was observed in segmental or supra-segmental pronunciation.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectnegative feedbackpt_BR
dc.subjectL2 speech developmentpt_BR
dc.subjectmobile-assisted language learningpt_BR
dc.subjectFonFpt_BR
dc.subjecterrorpt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherWhatssap (Aplicativos de mensagens)pt_BR
dc.subject.otherComunicação digitalpt_BR
dc.titleThe role of oral negative feedback through Whatsapp: a study in Soure, PApt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese de Anderson Francisco Guimarães Maia_Versão pós-defesa.pdf3.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.