Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34104
Type: Tese
Title: Museus temáticos do holocausto: uma análise dos websites à luz da declaração universal dos direitos humanos
Other Titles: Thematic museums of the holocaust: an analysis of websites in the light of the universal declaration of human rights
Authors: Clausi Maria do Porto Gomes
First Advisor: Cátia Rodrigues Barbosa
First Referee: Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Second Referee: Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo
Third Referee: Rita de Cássia Marques Lima de Castro
metadata.dc.contributor.referee4: Júlio César Suzuki
Abstract: Mediante pesquisa exploratória e aplicação de análise de conteúdo, este trabalho buscou contribuir para o estudo de websites de museus do Holocausto e outros museus temáticos na inserção dos direitos às pessoas, pela criação de um modelo por meio de indicadores de Direitos Humanos (DH), com ênfase na abordagem da educação nessa temática. Ao responder à pergunta de pesquisa: os museus do Holocausto abordam direitos humanos em seus websites? E em caso afirmativo, como se utilizam de ferramentas virtuais para interagir com seu público e buscar a efetividade da sua missão? Identificou-se que: os resultados obtidos da avaliação de 20 museus estudados demonstram que os elementos nos conteúdos dos websites de museus do Holocausto fazem referências aos direitos humanos, seguindo um padrão baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Os museus estudados apresentam efetividade no uso das técnicas de mobilização e sensibilização que a tecnologia permite aplicar, para levar à conscientização sobre abusos de poder e sobre os direitos humanos, utilizando as estratégias digitais no espaço expográfico que levam ao encorajamento do envolvimento dos visitantes com a temática e à sua conscientização sobre o tema. No entanto, em relação à interação social nos sites dos museus estudados, os resultados demonstram que os sites não oferecem interação on-line síncrona com o visitante. Após análise dos websites dos 20 museus, construiu-se um modelo de referência para a criação de indicadores de DH, o qual comporta ações administrativas de identificação do problema, implementação de ações solucionadoras, monitoramento, avaliação. A proposição do modelo abrange, então, questões que envolvem identificar se a educação em DH foi claramente definida em termos da missão e dos objetivos do museu, se as diretrizes incentivam a criação do menu educação com atividades que promovam educação em DH e se as diretrizes, após a criação do menu educação, incluem ferramentas colaborativas no site. Ressalta-se que, como as mídias sociais são ferramentas que proporcionam uma maior interação social entre o museu e o visitante on-line e não foi encontrado interação on-line síncrona, recomenda-se, para futuros estudos, a análise das mídias sociais e a interação com o público on-line dos museus. Cabe ressaltar também que a gestão da informação nos museus poderá contribuir para o mapeamento das informações sobre os seus acervos, levando em consideração os aspectos sociais e culturais dos artefatos que, quando apresentadas ao público, ponderarão seu significado social e cultural.
Abstract: Through exploratory research and application of content analysis, this work sought to contribute to the study of websites of Holocaust museums and other thematic museums in the insertion of people's rights, through the creation of a model using Human Rights (DH) indicators, with emphasis on the approach of education in this theme. In answering the research question: do Holocaust museums address human rights on their websites? And if so, how do they use virtual tools to interact with their audience and seek the effectiveness of their mission? It was identified that: the results obtained from the evaluation of 20 studied museums demonstrate that the elements in the contents of the Holocaust museum websites make references to human rights, following a pattern based on the Universal Declaration of Human Rights (UDHR). The museums studied are effective in using the mobilization and awareness techniques that technology allows to apply, to raise awareness about abuses of power and human rights, using digital strategies in the exhibition space that lead to encouraging the involvement of visitors with thematic and their awareness of the topic. However, in relation to social interaction on the websites of the studied museums, the results demonstrate that the websites do not offer synchronous online interaction with the visitor. After analyzing the websites of the 20 museums, a reference model was built for the creation of HD indicators, which includes administrative actions for identifying the problem, implementing solving actions, monitoring and evaluation. The model proposal then covers issues that involve identifying whether HD education was clearly defined in terms of the museum's mission and objectives, whether the guidelines encourage the creation of the education menu with activities that promote HD education and whether the guidelines , after creating the education menu, include collaborative tools on the website. It is noteworthy that, since social media are tools that provide greater social interaction between the museum and the online visitor and no synchronous online interaction was found, it is recommended, for future studies, the analysis of social media and interaction with museums online audiences. It is also worth mentioning that information management in museums can contribute to the mapping of information about their collections, taking into account the social and cultural aspects of the artifacts that, when presented to the public, will consider their social and cultural significance.
Subject: Ciência da informação
Museus
Holocausto judeu (1939-1945) - Museus
Direitos humanos
Sites da Web
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34104
Issue Date: 30-Jun-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons