Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34127
Type: Monografia (especialização)
Title: O desenho como experiência significativa no ensino aprendizagem de artes visuais na educação infantil
Authors: Vanilde de Fátima Eleutério Souza
First Advisor: Mônica Vaz da Costa
First Referee: Natália Rezende Oliveira
Abstract: A presente pesquisa tem como premissa verificar a possibilidade das instituições de Educação Infantil em promover o ensino aprendizagem das Artes Visuais através de propostas significativas e contextualizadas por meio do desenho. O desenho infantil é compreendido como uma linguagem utilizada pelas crianças para se comunicar e se expressar, antes da aquisição da escrita. Ele faz parte da rotina das crianças na Educação Infantil desde muito pequenas. Os registros que se iniciam como um emaranhado de rabiscos acompanha o desenvolvimento das crianças e se transformam em figuras mais definidas e representações ricas em detalhes. Ao vivenciar essas experiências a partir do desenho, a criança se desenvolve cognitiva e expressivamente. Nesse sentido, o professor desempenha uma função imprescindível em auxiliar as crianças na evolução dos seus desenhos, é ele o responsável por instigar as crianças na aquisição e consolidação da linguagem gráfica. Esta pesquisa foi realizada a partir do levantamento bibliográfico, necessário ao devido embasamento teórico. O estudo comprovou ser possível desenvolver o ensino de arte na Educação Infantil por meio do planejamento de atividades significativas de desenho, entretanto, comprovou-se também que é urgente investir na formação continuada dos professores, incluindo temas que abarquem o ensino de arte, a concepção atual de criança e de Educação Infantil, com vistas a superar as lacunas da formação inicial ou da falta dela.
Abstract: This research is premised to verify the possibility of early childhood education institutions in promoting visual arts learning teaching through meaningful and contextualized proposals through design. Children's drawing is understood as a language used by children to communicate and express themselves before the acquisition of writing. It has been part of the children's routine in Early Childhood Education since very young. The records that begin as a tangle of scribbles accompany the development of children and become more defined figures and representations rich in detail. By experiencing these experiences from the drawing, the child develops cognitively and expressively. In this sense, the teacher plays an indispensable role in assisting children in the evolution of their drawings; he/she is responsible for instigating children in the acquisition and consolidation of graphic language. This research was carried out from the bibliographic survey, necessary due to the due theoretical basis. The study proved it is possible to develop art teaching in Early Childhood Education through the planning of significant drawing activities, however, it was also proven that it is urgent to invest in the continuing training of teachers, including topics that encompass art teaching, the current conception of children and Early Childhood Education, with a view to overcoming the gaps in initial formation or lack thereof.
Subject: Arte – Estudo e ensino
Desenho
Educação de crianças
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34127
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons