Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34138
Type: Tese
Title: Engajamento público em controvérsia científica : o caso da pílula do câncer
Authors: Aline Bastos
First Advisor: Márcio Simeone Henriques
First Referee: Márcio Simeone Henriques
Second Referee: Rudimar Baldissera
Third Referee: Camillo de Oliveira Aggio
metadata.dc.contributor.referee4: Yurij Castelfranchi
metadata.dc.contributor.referee5: João Pissarra Esteves
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as interações no espaço público, a fim de avaliar o engajamento dos públicos em uma situação cientificamente controversa. A abordagem teórico-metodológica adotada baseia-se na perspectiva relacional e praxiológica da comunicação (QUERÉ, 1991; DEWEY, 2004; FRANÇA, 2016), aliada ao conceito de translação de interesse de Bruno Latour (2011). As análises documental e empírica se propuseram a captar a complexidade das relações que se estabeleceram no espaço público na controvérsia da pílula do câncer, em suas disputas de poder, resistência e negociação, cooptações e alianças, em uma trama interrelacionada e em constante movimento. A pesquisa demonstrou como controvérsias públicas podem se estabelecer como uma rede emaranhada de conexões e de interinfluências, em que não se reduzem a uma unidade, mas a uma “trama” de várias controvérsias em que os públicos se envolvem. Revelou também que ao se tratar de um tema que gera grande comoção social como a cura do câncer, ligada ao sofrimento, dor e morte, deixa os públicos suscetíveis e vulneráveis às dinâmicas de opinião pública em seus aspectos míticos e simbólicos e, sobretudo, a boatos, teorias da conspiração, bem como informações falsas (fake news), sem fundamentação científica (pseudociência) ou contrárias ao conhecimento científico (anticiência). A investigação mostrou como o engajamento público em questões científicas não representa, portanto, um processo linear, sistemático e controlado como as políticas institucionais preconizam, mas é decorrente de táticas, estratégias e movimentações dos públicos, realizando um jogo simbólico e recombinando ideias, valores, emoções, normas de condutas e leis, em função dos seus próprios ideais, interesses e crenças.
Abstract: This research aims to investigate interactions in the public space in order to assess public engagement in a scientific controversial situation. The theoretical-methodological approach adopted is based on the relational and praxiological perspective of Communication (QUERÉ, 1991; DEWEY, 2004; FRANÇA, 2016), combined with the concept of translation of interest from Bruno Latour (2011). The documental and empirical analyzes set out to capture the complexity of the relationships that are established in the public space in the controversy of the cancer pill, in its power, resistance and negotiation disputes, co-optations and alliances, in an interrelated and constantly moving plot. Research has shown how public controversies establish as a tangled net of connections and inter-influences, not just one unit, but a “plot” of various controversies in which the public is involved. It also revealed that when dealing with a theme that generates huge social commotion such as cancer cure, linked to suffering, pain and death, it makes the public susceptible and vulnerable to the dynamics of public opinion in its mythical and symbolic aspects, and above all: rumors, conspiracy theories, as well as fake news, information without scientific basis (pseudoscience) or against scientific knowledge (anti-science). Research has also shown how the public engagement not, therefore, represent a linear, systematic and controlled process as institutional policies advocate; but it is due to tactics, strategies and movements of the public, playing a symbolic game and recombining ideas, values, emotions, norms of conduct and laws, according to their own ideals, interests and beliefs.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Embargado
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34138
Issue Date: 17-Feb-2020
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