Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34144
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Admir Soares de Almeida Júniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9515279129277383pt_BR
dc.contributor.referee1Eliene Lopes de Fariapt_BR
dc.contributor.referee2José Ângelo Garigliopt_BR
dc.creatorRogério Alves Antunes Júniorpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1409015707985370pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T14:45:08Z-
dc.date.available2020-09-16T14:45:08Z-
dc.date.issued2020-04-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34144-
dc.description.abstractThe present work discusses students' perceptions and feelings when they are evaluated by different instruments: written test, sports performance, portfolio and self-assessment. To start the discussion, we made a historical review of the evaluation in general and specifically in school Physical Education. Nineteen students of the seventh year participated in the research. We used as a tool for collecting data, a quis with discursive questions that was applied after the use of each evaluative instrument. The results point to the need of expanding the use of evaluation instruments, but at the same time understand that the use of them does not guarantee an improvement in teaching if they are not aligned with the concept of evaluation as a means and not an end. This work did not intend to rank the evaluation instruments, even because it would not be possible, however, we believe in the word “possibility” in the sense that we will never find the ideal evaluation model, but on the possibility of approaching it.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute as percepções e os sentimentos dos alunos ao serem avaliados por diferentes instrumentos: prova escrita, desempenho esportivo, portfólio e autoavaliação. Para iniciar a discussão, realizamos uma retomada histórica da avaliação de um modo geral e especificamente na Educação Física escolar. Participaram da pesquisa dezenove estudantes do sétimo ano. Utilizamos como instrumento para a coleta de dados, um questionário com questões discursivas que foi aplicado após a utilização de cada instrumento avaliativo. Os resultados apontam para a necessidade de se ampliar a utilização de instrumentos avaliativos, mas, ao mesmo tempo compreende que a utilização dos mesmos, não garante uma melhora no ensino se não estiverem alinhados a uma concepção de avaliação como meio e não fim. Este trabalho não pretendeu ranquear os instrumentos avaliativos, mesmo porque não seria possível, porém, acreditamos na palavra “possibilidade” no sentido de que nunca encontraremos o modelo avaliativo ideal, mas na possibilidade de nos aproximarmos dele.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEstudantes - Avaliaçãopt_BR
dc.titlePercepções e sentimentos de estudantes na avaliação em educação física escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Percepções e sentimentos de estudantes na avaliação em educação física escolar.pdf9.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons