Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34147
Type: Tese
Title: Cartografia de espaços e territórios de lazer na escola: mapeando os acontecimentos de inflexões de aprendizagem no brincar de crianças.
Other Titles: Cartography of spaces and territories for leisure as school: Mapping the events of learning inflections in children's play
Authors: Leandro Veloso Silva
First Advisor: José Alfredo Oliveira Debortoli
First Referee: José Alfredo Oliveira Debortoli
Second Referee: Admir Soares de Almeida Júnior
Third Referee: Elisângela Chaves
metadata.dc.contributor.referee4: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis
metadata.dc.contributor.referee5: Joelcio Fernandes Pinto
Abstract: O movimento de pesquisa destes estudos apresenta uma proposta de reconhecimentos que se insere, no campo das Ciências Sociais, Humanas e nos Estudos do Lazer, pela proposição de abordar e problematizar questões no entorno do sujeito social ‘criança’,em seu processo de conhecer e aprender no decorrer do ‘brincar’ da/na ‘infância’, verificados em espaços que podem ser considerados como de lazer identificados e mapeados no relevo e geografia da escola. Propõe problematizar não tão somente o movimento da criança que aprende brincando, mas também mapear os espaços que essa criança percebe, descobre e se apropria na escola e, na interação dos brincares, passa a aprender e a reconhecer, de muitas formas diferentes, o mundo ao seu redor. Tais interfaces que permeiam a educação do sujeito social ‘criança’, nessas verificações, podem subsidiar-se pelos contributos dos Estudos Culturais articulados aos contributos dos Estudos do Lazer, que, na intenção de desenhar uma Pesquisa Pós-crítica, vislumbra identificar também processualidades educacionais, em acontecimentos das e nas infâncias, localizados intencionalmente nos espaços de lazer, identificados nos territórios da escola, pois esses espaços e territórios diversos podem proporcionar às crianças conhecimentos e oportunidades, para viver, conviver e produzir, dando sentido às suas vidas, se verificadas por uma ótica de ‘educação pelo lazer’ e/ou de ‘educação, por meio do lazer’, num movimento que podemos sugestionar e localizar, nestes estudos, como ‘lazer-educação’, porque é perceptível que a educação está intimamente imbricada no lazer, assim como o lazer está permeado pela educação, numa processualidade mútua de situações e acontecimentos. O interesse de refletir e produzir conhecimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem das infâncias, nos espaços e territórios da escola, surge pela percepção de que é nesses espaços o local em que o 'lazer' e o 'brincar ou brincares' se aproximam e se unem à educação, para representação dos momentos em que a criança se constrói, desconstrói, reconstrói pelo contato com o grupo social em que está intencionalmente inserida e situada para aprender e adquirir novos saberes. Momentos que representam o que denominamos de ‘inflexões de aprendizagem’ e que traduzimos como ‘movimento interno de mudança’. Por isso, a necessidade desta pesquisa se ancora na percepção, identificação e verificação de acontecimentos de inflexões de aprendizagem, no decorrer do reconhecimento da criança, que brinca em espaços destinados, nos territórios da escola, ao lazer da infância que aprende pela satisfação de brincar. Para tanto, subsidia-se num movimento de uma pesquisa bibliográfica, ancorada nos caminhos metodológicos desenhados, por meio de uma pesquisa qualitativa e pós-crítica, tendo como rota a abordagem, criação e construção de uma cartografia. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é se movimentar com a escola e com seus atores e sujeitos sociais para ‘compreender como a cartografia pode mapear espaços e territórios, identificados, por meio da criança que brinca, como ‘espaços heterotópicos de lazer’ e, desta forma, apontar-nos os acontecimentos de inflexões de aprendizagem, por meio das práticas sociais presentes nos brincares dessas crianças na escola. Logo a pesquisa caminha a fim de perceber não só como esses momentos de mudanças podem acontecer, mas onde e como acontecem, identificando, assim, os espaços de lazer nos territórios da escola que possibilitam novas e significativas aprendizagens, saberes e novos saberes, a partir das práticas sociais, contribuindo efetivamente e construindo novas rotas, linhas, desenhos e mapas para a geografia dos Estudos do Lazer.
Abstract: These studies propose the recognition inserted in the field of Social Sciences, Humanities, and Leisure Studies, by addressing and problematizing issues that surround the social subject of 'child' in their process of knowledge and learning through 'play' during 'childhood'. This 'play' occurs in spaces that can be considered as leisure, identified and mapped in the relief and geography of the school. This study proposes to problematize the movement of children that learn while playing and map the spaces perceived, discovered, and appropriated by them at school. These children learn and recognize the world around them in many different forms through interactions of playing. Such interactions, which permeate the education of the social subject 'child', can be subsidized, in these contexts, by the contributions of Cultural Studies linked to the contributions of Leisure Studies, which seeks to identify educational processes in childhood events, intentionally located in the leisure spaces defined in the school's territories, while deigning a Post-Critical Research. These diverse spaces and territories can provide children with knowledge and opportunities to live and produce, giving meaning to their lives if verified through a perspective of 'education through leisure' in a movement suggested and located in these studies as 'leisure-education'. Education is closely interwoven with leisure, just as leisure is permeated by education in mutual procedures of situations and events. The interest in reflecting and producing knowledge regarding childhood teaching and learning processes in the school spaces and territories arises from the perception that 'leisure' and 'playing' are closely related in these spaces and unite with education to represent the moments when the child builds, deconstructs, and reconstructs through contact with the social group in which he/she is intentionally inserted and allocated to learn and acquire knowledge. These moments represent what we call 'learning inflections' and can be translated as 'internal movement of change'. Therefore, the importance of this research is anchored in the perception, identification, and verification of events of learning inflections during the recognition of the children who play in spaces within the school's territories destined to childhood leisure, in which they learn through the satisfaction of playing. To this end, we conduct bibliographic research, anchored in the methodological paths designed through qualitative and post-critical research, by the approach, creation, and construction of cartography. In this sense, the objective of the research is to move with the school and its actors and social subjects to understand how cartography can map spaces and territories, identified through the child who plays, as 'heterotopic leisure spaces'. Through this, we aim to indicate the events of learning inflections through the social practices present in children play at school. Thus, the research moves towards realizing not only how these moments of change can occur but where and how they occur, identifying the leisure spaces in the school territories that enable new and significant learning and knowledge from the social practices, effectively contributing and building new routes, lines, drawings, and maps for the geography of Leisure Studies.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34147
Issue Date: 17-Jul-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto Tese - Versão Final - Leandro Veloso Silva - PPGIEL - EEFFTO-UFMG 2020.pdfTese Doutoral - Estudos Lazer - Leandro Veloso Silva5.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons