Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34148
Tipo: Dissertação
Título: Estudos sobre o esporte: proposição de uma unidade didática para alunos de ensino médio
Autor(es): Ernesto José Dutra
primer Tutor: Ivana Montandon Soares Aleixo
primer miembro del tribunal : Maurício de Azevedo Couto
Segundo miembro del tribunal: Kátia Lúcia Moreira Lemos
Resumen: Este estudo trata de um novo olhar sobre o ensino do esporte na escola, um olhar para o esporte como fenômeno em si, sua historicidade, sua relevância social, cultural e econômica. Devido à magnitude do fenômeno esportivo e sua importância na sociedade, este estudo se mostra relevante, pois apresenta uma ferramenta, a Unidade Didática, possível para um trato pedagógico diferente com o ensino do esporte na escola. Pautamos a metodologia baseados nos preceitos de uma pesquisa qualitativa, especificamente na pesquisa-ação e na pesquisa-ensino. A amostra foi composta por 18 estudantes de ambos os sexos, na faixa etária de 15 a 18 anos, sendo desenvolvidos os conteúdos da unidade didática sobre o ensino do esporte. Ao final de cada encontro, foi realizado um grupo focal com o intuito de verificar as impressões dos alunos sobre a aula, os sentimentos e os conhecimentos sobre os saberes conceituais do tema da aula. Durante a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) das falas dos alunos, percebeu-se uma boa aceitação com relação à unidade didática, também relataram ter cumprido seu objetivo final, apresentar uma de se ensinar esporte na escola. Concluímos que não existe certa de se trabalhar com o ensino do esporte na escola. Pretendemos apresentar este estudo de a agregar habilidades e competências fundamentais no ensino para a Educação Física escolar. Fornecendo para o domínio da prática, reflexões e referenciais sobre o fazer pedagógico nas condições de prática de ensino real.
Abstract: This study deals with a new look at the teaching of sport in school, a look at sport as a phenomenon in itself, its historicity, its social, cultural, and economic relevance. Due to the magnitude of the sports phenomenon and its importance in society, this study proves to be relevant, as it presents a tool, Teaching Unit, possible for a different pedagogical treatment with the teaching of sport at school. The methodology is based on the precepts of qualitative research, specifically in action research and teaching research. The sample consisted of 18 students of both genders, aged 15 to 18 years. The contents of the Teaching Unit on the teaching of the sport were developed, and at the end of each meeting, a focus group was held in order to verify the students' impressions about the class, the feelings, and the knowledge about the conceptual knowledge of the class theme. During the content analysis (BARDIN, 2016) of the students' speeches, it was noticed a good acceptance of the students about the Teaching Unit, who also reported having fulfilled their final objective, to present a new way of teaching sport at school. We conclude that there is no right way to work with teaching sports at school. We intend to present this study in order to aggregate fundamental skills and competences in teaching for physical education at school, providing for the domain of practice reflections and references on pedagogical practice in the conditions of real teaching practice.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34148
Fecha del documento: 30-jun-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ESTUDOS SOBRE O ESPORTE proposição de uma unidade didática para alunos de ensino médio.pdf6.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.