Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ivana Montandon Soares Aleixopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6764820971629320pt_BR
dc.contributor.referee1Maurício de Azevedo Coutopt_BR
dc.contributor.referee2Kátia Lúcia Moreira Lemospt_BR
dc.creatorErnesto José Dutrapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/131722009822883pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T17:26:38Z-
dc.date.available2020-09-16T17:26:38Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34148-
dc.description.abstractThis study deals with a new look at the teaching of sport in school, a look at sport as a phenomenon in itself, its historicity, its social, cultural, and economic relevance. Due to the magnitude of the sports phenomenon and its importance in society, this study proves to be relevant, as it presents a tool, Teaching Unit, possible for a different pedagogical treatment with the teaching of sport at school. The methodology is based on the precepts of qualitative research, specifically in action research and teaching research. The sample consisted of 18 students of both genders, aged 15 to 18 years. The contents of the Teaching Unit on the teaching of the sport were developed, and at the end of each meeting, a focus group was held in order to verify the students' impressions about the class, the feelings, and the knowledge about the conceptual knowledge of the class theme. During the content analysis (BARDIN, 2016) of the students' speeches, it was noticed a good acceptance of the students about the Teaching Unit, who also reported having fulfilled their final objective, to present a new way of teaching sport at school. We conclude that there is no right way to work with teaching sports at school. We intend to present this study in order to aggregate fundamental skills and competences in teaching for physical education at school, providing for the domain of practice reflections and references on pedagogical practice in the conditions of real teaching practice.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata de um novo olhar sobre o ensino do esporte na escola, um olhar para o esporte como fenômeno em si, sua historicidade, sua relevância social, cultural e econômica. Devido à magnitude do fenômeno esportivo e sua importância na sociedade, este estudo se mostra relevante, pois apresenta uma ferramenta, a Unidade Didática, possível para um trato pedagógico diferente com o ensino do esporte na escola. Pautamos a metodologia baseados nos preceitos de uma pesquisa qualitativa, especificamente na pesquisa-ação e na pesquisa-ensino. A amostra foi composta por 18 estudantes de ambos os sexos, na faixa etária de 15 a 18 anos, sendo desenvolvidos os conteúdos da unidade didática sobre o ensino do esporte. Ao final de cada encontro, foi realizado um grupo focal com o intuito de verificar as impressões dos alunos sobre a aula, os sentimentos e os conhecimentos sobre os saberes conceituais do tema da aula. Durante a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) das falas dos alunos, percebeu-se uma boa aceitação com relação à unidade didática, também relataram ter cumprido seu objetivo final, apresentar uma de se ensinar esporte na escola. Concluímos que não existe certa de se trabalhar com o ensino do esporte na escola. Pretendemos apresentar este estudo de a agregar habilidades e competências fundamentais no ensino para a Educação Física escolar. Fornecendo para o domínio da prática, reflexões e referenciais sobre o fazer pedagógico nas condições de prática de ensino real.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEsportes - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEsportes para adolescentespt_BR
dc.subjectEducação física para adolescentespt_BR
dc.titleEstudos sobre o esporte: proposição de uma unidade didática para alunos de ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.