Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34156
Type: Dissertação
Title: Sumarizar resumindo por meio de novos textos em práticas enunciativas cotidianas de leitura e de escrita na hipermodernidade
Authors: Gilmar Pereira Batista
First Advisor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
First Referee: Delaine Cafiero Bicalho
Second Referee: Adriane Terezinha Sartori
Abstract: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de intervenção, de natureza qualitativa, com abordagem descritiva (DAMIANI, 2013) e teve como participantes os alunos do oitavo ano de uma escola estadual de Itabira, Minas Gerais. Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento das capacidades linguística, textual e discursiva na escrita e na leitura, tendo, como gênero principal para tal desenvolvimento, o resumo em suas formas hipermodernas, partindo do entendimento de que primeiramente é preciso que se desenvolva o processo cognitivo de sumarização. Como suporte teórico, operamos principalmente com os conceitos de interação verbal de BAKHTIN (1997), de retextualização de DELL’ISOLA (2007) e MARCUSCHI (2001), de leitura de CAFIERO (2013) e de SOLÉ (1998), de resumo e sumarização de MACHADO (1989). Como metodologia de intervenção, a aplicação do projeto de ensino se constituiu de 22 atividades distribuídas em 3 módulos e atividade final, totalizando uma carga horária de 27 aulas. Considerando que o processo cognitivo de sumarização é uma condição essencial para a melhoria da capacidade de escrita e de leitura, deve-se desenvolvê-lo antes do ensino de produção de texto. Para tal desenvolvimento, considerou-se o trabalho com o gênero resumo como uma possibilidade primordial e consistente no desenvolvimento de capacidades linguística, textual e discursiva. Além disso, este gênero está pautado em duas atividades linguísticas distintas e complementares (leitura/compreensão do texto-base e, em seguida, a sua retextualização) que possibilitam o desenvolvimento progressivo dessas capacidades. Esta pesquisa considera e toma o gênero resumo como aquele que possui uma capacidade plástica de se originar de qualquer outro gênero e, além disso, em nossa era hipermoderna esse gênero adquiriu várias ramificações, outras facetas-neogêneros, e circula no cotidiano dos alunos intensamente, como o meme, a manchete de notícias, o título, a legenda de foto, o emoji. Também, com o intuito de criar um território enunciativo e metacognitivo, apresentamos aos alunos, ao final de algumas atividades, questões em que eles poderiam expor suas impressões acerca do que foi produzido. Os dados obtidos e analisados nos autorizam concluir que essa experiência contribuiu para o desenvolvimento das capacidade de escrita e leitora dos alunos a partir do uso de linguagens que fazem intensamente parte de nossa vida hipermoderna.
Abstract: The present work is an intervention research, of qualitative nature, with a descriptive approach (DAMIANI, 2013) and had as participants the students of the eighth year of a state school in Itabira, Minas Gerais. This research aimed to contribute to the development of linguistic, textual and discursive skills in writing and, by extension, in reading, having as main genre for such development the summary in its hypermodern forms, starting from the understanding that it is first necessary to develop the cognitive summarization process. As theoretical support, we operate with the concepts of verbal interaction by BAKHTIN (1997), retextualization by DELL'ISOLA (2007) and MARCUSCHI (2001), by reading CAFIERO (2013) and SOLÉ (1998), in summary de MACHADO (1989). As an intervention methodology, the application of the teaching project consisted of 22 activities distributed in 3 modules and a final activity, totaling a workload of 27 classes. Considering that the cognitive summarization process is an essential condition for improving writing and reading skills, it must be developed before teaching text production. For such a development, work with the abstract genre was considered as a primordial and consistent possibility in the development of linguistic, textual and discursive abilities. In addition, this genre is based on two distinct and complementary linguistic activities (reading / understanding of the base text and then its retextualization) that enable the progressive development of these skills. This research considers and takes the summary genre as one that has a plastic capacity to originate from any other genre and, in addition, in our hypermodern era this genre has acquired several ramifications, other facets-neo-genres, and circulates in the students' daily lives intensely, like the meme, the news headline, the title, the photos subtitle, the emoji. Also, in order to create an enunciative and metacognitive territory, we present students, at the end of some activities, with questions in which they could expose their impressions about what was produced. The data obtained and analyzed allow us to conclude this experience contributed to the development of students' writing and reading skills through the use of languages that are intensely part of our life hypermodern.
Subject: Gêneros discursivos
Estratégia textual
Compreensão na leitura
Língua portuguesa – Escrita
Língua portuguesa (Ensino fundamental) – Estudo e ensino
Leitura – Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34156
Issue Date: 17-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ProfLetras_UFMG_FALE_GILMAR PEREIRA BATISTA_PDF_A_VERSÂO FINALIZADA.pdf19.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.