Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34164
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A produção de texto numa perspectiva sócio- interacionista: a escrita de relatos pessoais em uma turma de 3° ano do ensino fundamental
Autor(es): Rosária de Jesus
Primeiro Orientador: Ana Paula da Silva Rodrigues
Resumo: Este trabalho buscou investigar os motivos do aparente desinteresse, apatia e indisciplina em uma turma do 3º Ano do Ensino Fundamental. Por meio da aplicação de um Plano de Ação, objetivamos buscar maneiras de ajudar o aluno a vencer as dificuldades que são externas à sala de aula, mas que acabam refletindo nesse espaço, gerando vários transtornos. Para tanto nos embasamos nas teorias de Bakthin (1998), Vigotsky (2003), entre outros autores que falam sobre a importância da interação como forma de propiciar um desenvolvimento mais efetivo entre os indivíduos, para buscarmos respostas que nos permitam lidar em sala de aula de uma maneira mais leve, de modo que o aluno se sinta bem e valorizado no ambiente. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação, uma vez que a pesquisadora está inserida na pesquisa, influenciando e sendo influenciada por ela. Para isso, escolhemos, em um primeiro momento, trabalhar com a produção de textos em grupo, objetivando aumentar a interação e a cooperação entre os alunos. Posteriormente, focamos na produção de Relatos Pessoais como forma de trabalhar a escrita, mas de uma forma que valorizasse a história do educando. Os resultados apontam que a interação pode ajudar a evitar conflitos e tornar a sala de aula um lugar onde haja prazer em aprender.
Assunto: Educação
Educação de crianças
. Relações humanas
Produção de textos
Ensino fundamental
Comunicação na educação
Professores e alunos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34164
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Rosaria.pdf569.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.