Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula da Silva Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006524391492917pt_BR
dc.creatorRosária de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2020-09-18T10:27:58Z-
dc.date.available2020-09-18T10:27:58Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34164-
dc.description.resumoEste trabalho buscou investigar os motivos do aparente desinteresse, apatia e indisciplina em uma turma do 3º Ano do Ensino Fundamental. Por meio da aplicação de um Plano de Ação, objetivamos buscar maneiras de ajudar o aluno a vencer as dificuldades que são externas à sala de aula, mas que acabam refletindo nesse espaço, gerando vários transtornos. Para tanto nos embasamos nas teorias de Bakthin (1998), Vigotsky (2003), entre outros autores que falam sobre a importância da interação como forma de propiciar um desenvolvimento mais efetivo entre os indivíduos, para buscarmos respostas que nos permitam lidar em sala de aula de uma maneira mais leve, de modo que o aluno se sinta bem e valorizado no ambiente. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação, uma vez que a pesquisadora está inserida na pesquisa, influenciando e sendo influenciada por ela. Para isso, escolhemos, em um primeiro momento, trabalhar com a produção de textos em grupo, objetivando aumentar a interação e a cooperação entre os alunos. Posteriormente, focamos na produção de Relatos Pessoais como forma de trabalhar a escrita, mas de uma forma que valorizasse a história do educando. Os resultados apontam que a interação pode ajudar a evitar conflitos e tornar a sala de aula um lugar onde haja prazer em aprender.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectRelatos Pessoaispt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.other. Relações humanaspt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherComunicação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.titleA produção de texto numa perspectiva sócio- interacionista: a escrita de relatos pessoais em uma turma de 3° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Rosaria.pdf569.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.