Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34167
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Graziele Ramos Schweig | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3851208678141415 | pt_BR |
dc.creator | Sílvia Mendes Santiago Carvalho Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-18T10:59:20Z | - |
dc.date.available | 2020-09-18T10:59:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34167 | - |
dc.description.resumo | O trabalho focaliza o fenômeno da crescente juvenilização da Educação de Jovens e Adultos e os conflitos intergeracionais dele decorrentes em sala de aula. Estabelece a diferença de perfil entre esses jovens e os tradicionais educandos da EJA. Descreve o dia a dia de uma turma de EJA e seus problemas. Analisa oficinas desenvolvidas com jovens de uma turma da Educação de Jovens e Adultos para estimular neles um sólido sentimento de pertencimento e de sujeitos de direitos dentro da Educação de Jovens e Adultos. Estabelece ligação entre a falta de lazer desses jovens da classe trabalhadora em situação de exclusão do ensino seriado diurno e a dificuldade de traçar perspectivas futuras. Reconhece que atividades diferenciadas para jovens são necessárias para um melhor entrosamento deles com a turma e os professores. Aponta as contradições que existem entre as atuais políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos e o Parecer 093-02 do Conselho Municipal de Educação, que visa estabelecer uma nova concepção de EJA, alinhada com a educação popular freireana. Considera que os parâmetros dessas políticas se dão dentro de um estado capitalista, burguês e burocrático e, portanto, antipopular. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | juventude | pt_BR |
dc.subject | educação popular | pt_BR |
dc.subject | classe trabalhadora | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação do adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Juventude - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Jovens - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Trabalhadores | pt_BR |
dc.subject.other | Educação popular | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Finalidades e objetivos | pt_BR |
dc.title | Jovens da classe trabalhadora na educação de jovens e adultos: lutas e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVIA TRABALHO.pdf | 851.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.