Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34177
Type: Monografia (especialização)
Title: A pontuação na perspectiva da tradição gramatical: breve revisão crítica e implicações para o ensino e para a aprendizagem no contexto escolar
Authors: Mariana Maris Ramos Lima
First Advisor: Leandra Batista Antunes
First Referee: Mayara Nicolau de Paula
Second Referee: Janayna Maria da Rocha Carvalho
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a abordagem teórico-metodológica da pontuação proposta pela tradição gramatical e discutir possíveis implicações dessa perspectiva conceitual para o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa na educação básica. Para tanto, procedemos a uma análise de natureza bibliográfica em torno dos capítulos que teorizam sobre o fenômeno da pontuação em duas obras representativas da tradição gramatical: a Gramática normativa da língua portuguesa, de Rocha Lima (2006), e a Nova gramática do português contemporâneo, de Cunha e Cintra (2013). Os resultados da pesquisa evidenciaram a heterogeneidade dos critérios utilizados na elaboração dos conceitos definidores de cada sinal de pontuação, desdobrados em funções que apontam as formas modelares de uso, legitimadas por recortes da literatura canônica. A entonação e a sintaxe são os enfoques conceituais prioritários de ambos os manuais gramaticais, que ora abordam cada dimensão linguística ou paralinguística separadamente, ora estabelecem correlações entre elas norteados por uma perspectiva de escrita como espelho da fala. Assim, o percurso teórico-analítico traçado ao longo deste trabalho denota a insuficiência da teoria oriunda dos compêndios gramaticais tradicionais para mediar um processo de ensino e de aprendizagem da pontuação que vise à formação de alunos leitores e escritores, como preconiza a proposta sociointeracionista de ensino de língua materna.
Abstract: This research aimed to investigate the theoretical-methodological approach on punctuation as it is proposed by the grammatical tradition and to discuss possible implications of this conceptual perspective for the teaching and learning of Portuguese in basic education. To this end, we proceeded to an analysis of bibliographic nature around the chapters that theorize about the punctuation phenomenon in two representative works of the grammatical tradition: Rocha Lima’s Gramática normativa da língua portuguesa (2006), and Cunha and Cintra’s Nova gramática do português contemporâneo (2013). The results of the research evidenced the heterogeneity of the criteria used in the elaboration of the defining concepts of each punctuation mark, which unfold in functions that point out the model forms of use, legitimated by fragments of canonical literature. Intonation and syntax are the conceptual approaches prioritized in both grammatical manuals, sometimes addressing each linguistic or paralinguistic dimension separately, sometimes establishing correlations between them, guided by a writing perspective as a mere reflex of speech. Thus, the theoretical-analytical trajectory outlined throughout this work denotes the insufficiency of the theory, arising from the traditional grammatical compendium, in mediating a teaching and learning process of punctuation that aims at the training of reader/writer students, as advocated by the socio-interactionist proposal for the teaching of the mother tongue.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34177
Issue Date: 10-Oct-2019
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia CEGRAE UFMG (Mariana Maris).pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.