Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34187
Tipo: Tese
Título: Sistema de informação da pós-graduação brasileira: avaliação da Plataforma Sucupira
Autor(es): Maria Aniolly Queiroz Maia
Primeiro Orientador: Ricardo Rodrigues Barbosa
Primeiro Coorientador: Peter Edward Willians
Primeiro membro da banca : Beatriz Valadares Cendón
Segundo membro da banca: Daniel de Araújo Martins
Terceiro membro da banca: Fernando Luiz Vechiato
Quarto membro da banca: Max Cirino de Mattos
Quinto membro da banca: Rodrigo Baroni de Carvalho
Resumo: Os sistemas de informação são ferramentas utilizadas em inúmeros contextos sociais. No cenário educacional, destacam-se os sistemas de gestão acadêmica, dentre os quais está a Plataforma Sucupira, utilizada para a gestão, avaliação e transparência da pós-graduação stricto sensu brasileira. Considerando a relevância dessas ferramentas, diversos campos do conhecimento, como a Ciência da Informação (CI) e Sistemas de Informação (SI), têm desenvolvido pesquisas a esse respeito, sendo a avaliação de SI uma perspectiva de investigação. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar o módulo Coleta de Dados da Plataforma Sucupira sob a perspectiva dos responsáveis pelo seu preenchimento, por meio de uma abordagem integrativa das metodologias de avaliação de sistemas de informação dos campos de CI e SI. Em sua fundamentação teórica, aborda a definição, as características e evolução dos sistemas de informação, assim como apresenta a Plataforma Sucupira e os módulos que a compõem, sendo foco investigativo o módulo Coleta de Dados, de uso obrigatório pelos gestores da pós-graduação stricto sensu brasileira. A partir de um levantamento bibliográfico e estabelecimento de critérios de seleção, identificou-se o modelo de sucesso de sistemas de informação proposto por DeLone e McLean (2003) e a perspectiva de entendimento das necessidades do indivíduo proposta por Taylor (1986) como metodologias chave para a avaliação de um SI. Destarte, com base nas metodologias selecionadas, foi realizada a proposição de um modelo conceitual de avaliação de SI para a avaliação do módulo Coleta de Dados. No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, classificada como descritiva e de abordagem mista. Seu universo compreendeu 4.580 Programas de Pós-Graduação stricto sensu cadastrados na Plataforma Sucupira e obteve um retorno de 656 participantes, com amostra não probabilística, por conveniência e autosseleção. Em se tratando da análise de dados, para as questões objetivas, utilizou-se a análise estatística descritiva, o teste não paramétrico de Qui-quadrado, a análise de correlação e análise fatorial exploratória a partir da matriz de Pearson. No caso da questão subjetiva, de preenchimento opcional, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). Dentre os vários resultados que compreendem esta pesquisa, destaca-se uma maior preocupação com à Acessibilidade, Usabilidade e Interoperabilidade do SI, além da Utilidade e Precisão das informações disponibilizadas no módulo avaliado. Desse modo, foram propostas algumas ações com vistas ao melhor atendimento das expectativas dos usuários responsáveis pelo preenchimento da Plataforma Sucupira.
Abstract: Information systems are tools used in many social contexts. In the educational setting, academic management systems stand out, among which is the ‘Sucupira’ Platform, used for the management, evaluation and transparency of the Brazilian ‘stricto sensu’ Graduate Programme. Considering the relevance of these tools, several fields of knowledge, such as Information Science (CI) and Information Systems (SI), have developed research in this respect, with the SI evaluation being an investigation perspective. Thus, this research has the general objective of evaluating the Data Collection module of the ‘Sucupira’ Platform from the perspective of those responsible for completing it, through an integrative approach of the evaluation methodologies of information systems in the fields of CI and SI. In its theoretical foundation, it addresses the definition, characteristics and evolution of information systems, as well as presenting the ‘Sucupira’ Platform and the modules that compose it, with an investigative focus being the Data Collection module of mandatory use by the managers of the Brazilian ‘stricto sensu’ Graduate Programme. From a bibliographic survey and the establishment of selection criteria, the information systems success model proposed by DeLone and McLean (2003) and the perspective of understanding the needs of the individual proposed by Taylor (1986) as key methodologies were identified for the evaluation of an SI. Thus, based on the selected methodologies, a conceptual IS evaluation model was proposed for the evaluation of the Data Collection module. With regard to the methodology, it can be classed as applied dewscriptive research utilizing a mixed approach. Its population comprised 4,580 ‘stricto sensu’ Graduate Programmes registered on the ‘Sucupira’ Platform, and obtained a survey return of 656 participants, with a self-selective non-probabilistic convenience sample. In the case of data analysis, for objective questions, descriptive statistical analysis, the non-parametric Chi-square test, correlation analysis and exploratory factor analysis using Pearson's matrix were used. In the case of the subjective optional question, Bardin’s (2011) content analysis method was used. Among the various results that comprise the research, a greater concern with the Accessibility, Usability and Interoperability of the SI were seen to be important factors, in addition to the Utility and Precision of the information provided in the evaluated module. In this way, some actions were proposed with a view to better meeting the expectations of the users responsible for completing the ‘Sucupira’ Platform.
Assunto: Ciência da informação
Plataforma Sucupira - Avaliação
Universidades e faculdades - Pós-graduação - Brasil
Sistemas de Informação - Avaliação
Sistemas de recuperação da Informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34187
Data do documento: 29-Jun-2020
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