Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34207
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho
Autor(es): Junio César Francelino da Cruz
primer Tutor: Andrea de Paula Xavier Vilela
primer miembro del tribunal : Patrícia de Paula Pereira
Resumen: O presente trabalho tem como tema o estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem. O objetivo é abordar as vanguardas aplicadas a formas de aprendizado por meio das práticas pedagógicas a serem adotadas em sala de aula e em contribuição ao aprendizado. O uso das aulas teóricas, livro didático, atividades práticas do desenho são ferramentas importantes nas aulas e facilitadores no ensino das artes visuais. Entende-se que os movimentos e tendências que fazem parte das vanguardas artísticas europeias do final do século XIX e começo do século XX representam uma ruptura artística que ao ser estudada propicia uma didática diferenciada no aprendizado dos alunos por meio de trabalhos de releitura das obras dos artistas desse período. Aponta-se para o fato de que tal prática acaba por englobar o conhecer, o fazer e a partir desses o apreciar, além de ampliar para os estudantes um horizonte de possibilidades.
Abstract: The present work has as its theme the study of artistic vanguards and modern art in high school as a teaching-learning strategy. The objective is to address the vanguards applied to forms of learning through the pedagogical practices to be adopted in the classroom and in contribution to learning. The use of theoretical classes, textbooks, practical drawing activities are important tools in classes and facilitators in the teaching of visual arts. It is understood that the movements and trends that are part of the European artistic vanguards of the late 19th and early 20th centuries represent an artistic rupture that, when studied, provides a different didactic in the students' learning through works of re-reading the works of the artists that period. It points to the fact that such a practice ends up encompassing knowing, doing and, from these, appreciating it, in addition to expanding for students a horizon of possibilities.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Desenho
Vanguarda (Estética)
Arte moderna - Séc. XX
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34207
Fecha del documento: 29-feb-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_final_junio_cruz.pdfEstudo das Vanguardas Artísticas e da Arte Moderna no Ensino Médio como Estratégia de Ensino-Aprendizagem do Desenho1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons