Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrea de Paula Xavier Vilelapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5559474272450379pt_BR
dc.contributor.referee1Patrícia de Paula Pereirapt_BR
dc.creatorJunio César Francelino da Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2020-09-30T00:02:35Z-
dc.date.available2020-09-30T00:02:35Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34207-
dc.description.abstractThe present work has as its theme the study of artistic vanguards and modern art in high school as a teaching-learning strategy. The objective is to address the vanguards applied to forms of learning through the pedagogical practices to be adopted in the classroom and in contribution to learning. The use of theoretical classes, textbooks, practical drawing activities are important tools in classes and facilitators in the teaching of visual arts. It is understood that the movements and trends that are part of the European artistic vanguards of the late 19th and early 20th centuries represent an artistic rupture that, when studied, provides a different didactic in the students' learning through works of re-reading the works of the artists that period. It points to the fact that such a practice ends up encompassing knowing, doing and, from these, appreciating it, in addition to expanding for students a horizon of possibilities.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema o estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem. O objetivo é abordar as vanguardas aplicadas a formas de aprendizado por meio das práticas pedagógicas a serem adotadas em sala de aula e em contribuição ao aprendizado. O uso das aulas teóricas, livro didático, atividades práticas do desenho são ferramentas importantes nas aulas e facilitadores no ensino das artes visuais. Entende-se que os movimentos e tendências que fazem parte das vanguardas artísticas europeias do final do século XIX e começo do século XX representam uma ruptura artística que ao ser estudada propicia uma didática diferenciada no aprendizado dos alunos por meio de trabalhos de releitura das obras dos artistas desse período. Aponta-se para o fato de que tal prática acaba por englobar o conhecer, o fazer e a partir desses o apreciar, além de ampliar para os estudantes um horizonte de possibilidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectVanguardaspt_BR
dc.subjectArte modernapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDesenhopt_BR
dc.subject.otherVanguarda (Estética)pt_BR
dc.subject.otherArte moderna - Séc. XXpt_BR
dc.titleEstudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenhopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final_junio_cruz.pdfEstudo das Vanguardas Artísticas e da Arte Moderna no Ensino Médio como Estratégia de Ensino-Aprendizagem do Desenho1.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons