Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/34261
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A poética cartográfica no ensino das artes: uma proposta interdisciplinar para a alfabetização cartográfica |
Autor(es): | Álvaro Pierre de Carvalho |
Primeiro Orientador: | Mirele Castanheira Brant |
Primeiro membro da banca : | Leandro Duque de Oliveira |
Resumo: | A Cartografia apresenta-se como um elo entre a Geografia e a Arte desde a sua origem. Por isso, a pesquisa tem como objetivo levantar a possibilidade do uso da Cartografia no ensino de artes enquanto elemento interdisciplinar entre as duas áreas abordadas. Como procedimento metodológico foi realizada pesquisa bibliográfica, buscando autores como Ana Mae Barbosa, Caldas (2017), Tiberghien (2013), Oliveira Junior (2012) e Costa (2011). Estes autores tratam da temática, assim como artistas e exposições que utilizaram da Cartografia como material e/ou suporte, como Anna Bella Geiger e Jorge Macchi. A interdisciplinaridade surge como uma busca pela integração das disciplinas escolares, por isso, trabalhar a Alfabetização Cartográfica de forma interdisciplinar no ensino das Artes, favorece a aquisição da linguagem cartográfica de uma forma mais significativa e poética para os alunos. |
Abstract: | Cartography has been a link between Geography and Art since its origin. So, this research objects demonstrate possibilities to using school Cartography as an interdisciplinary element between school subjects. As a methodological procedure, bibliographic research was carried out, searching for authors like Ana Mae Barbosa, Caldas (2017), Tiberghien (2013), Oliveira Junior (2012) and Costa (2011). These authors developed works about the theme, and artists and exhibitions like Anna Bella Geiger and Jorge Macchi, that uses Cartography as material and / or as support, raising what were the main issues in each work. Interdisciplinarity emerges as a search for the integration of school subjects, so working with Cartographic Literacy in an interdisciplinary way in the teaching of Arts, helps cartographic language habilites acquisition in a more meaningful way for students. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Cartografia Arte e geografia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34261 |
Data do documento: | 1-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A poética cartográfica.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons