Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mirele Castanheira Brantpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7718987084094020pt_BR
dc.contributor.referee1Leandro Duque de Oliveirapt_BR
dc.creatorÁlvaro Pierre de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-10T14:23:32Z-
dc.date.available2020-10-10T14:23:32Z-
dc.date.issued2020-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34261-
dc.description.abstractCartography has been a link between Geography and Art since its origin. So, this research objects demonstrate possibilities to using school Cartography as an interdisciplinary element between school subjects. As a methodological procedure, bibliographic research was carried out, searching for authors like Ana Mae Barbosa, Caldas (2017), Tiberghien (2013), Oliveira Junior (2012) and Costa (2011). These authors developed works about the theme, and artists and exhibitions like Anna Bella Geiger and Jorge Macchi, that uses Cartography as material and / or as support, raising what were the main issues in each work. Interdisciplinarity emerges as a search for the integration of school subjects, so working with Cartographic Literacy in an interdisciplinary way in the teaching of Arts, helps cartographic language habilites acquisition in a more meaningful way for students.pt_BR
dc.description.resumoA Cartografia apresenta-se como um elo entre a Geografia e a Arte desde a sua origem. Por isso, a pesquisa tem como objetivo levantar a possibilidade do uso da Cartografia no ensino de artes enquanto elemento interdisciplinar entre as duas áreas abordadas. Como procedimento metodológico foi realizada pesquisa bibliográfica, buscando autores como Ana Mae Barbosa, Caldas (2017), Tiberghien (2013), Oliveira Junior (2012) e Costa (2011). Estes autores tratam da temática, assim como artistas e exposições que utilizaram da Cartografia como material e/ou suporte, como Anna Bella Geiger e Jorge Macchi. A interdisciplinaridade surge como uma busca pela integração das disciplinas escolares, por isso, trabalhar a Alfabetização Cartográfica de forma interdisciplinar no ensino das Artes, favorece a aquisição da linguagem cartográfica de uma forma mais significativa e poética para os alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectAlfabetização cartográficapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCartografiapt_BR
dc.subject.otherArte e geografiapt_BR
dc.titleA poética cartográfica no ensino das artes: uma proposta interdisciplinar para a alfabetização cartográficapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A poética cartográfica.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons