Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34286
Tipo: Dissertação
Título: Publicar teatro como prática cênica: horizontes editoriais para livros latentes
Título(s) alternativo(s): To publish theater as a scenic practice: publishing horizons for latent books
Autor(es): Thiago Figueiredo Landi Borges
primer Tutor: Ana Carina Utsch Terra
primer miembro del tribunal : Aníbal Francisco Alves Bragança
Segundo miembro del tribunal: Elen de Medeiros
Resumen: Este trabalho é uma contribuição aos Estudos da Edição no que concerne à sua atividade no âmbito teatral. Busca estabelecer um pensamento editorial próprio a esta prática artística que marque um modo singular de trabalho do editor diante do fenômeno teatral. Para isso, mobiliza conceitos da Semiologia do Teatro que fundam uma compreensão do texto dramático como prática cênica, voltado, portanto, à encenação. Nesse sentido, ele é parte de um fenômeno mais complexo, que manifesta a sua totalidade somente no acontecimento cênico. A essa consciência se agrega outra, a de que embora texto e cena tenham vínculos indissociáveis no teatro, a cena tem valor artístico autônomo e pouca tradição de registro no mundo livresco. Estes serão os nortes que nos levarão a especular novos horizontes editoriais para o teatro, materializados no conceito de “livro latente” – um projeto de leitura que vincula o texto e a cena a partir de um trabalho gráfico que se aproprie dos arquivos deixados pela obra. Trata-se de uma prática que, embora sem um marco teórico, tem um rastro histórico desde os primeiros tempos da imprensa, que é brevemente apresentado no início do trabalho. O livro latente conta também com exemplos contemporâneos, como mostram as quatro publicações estudadas ao longo da dissertação, que no entanto ainda não constituíram uma tradição editorial. As obras analisadas têm em comum o fato de terem sido conduzidas por editores emancipados, que tomam para si, portanto, o desafio de mediar a cena no livro, são elas: "As três irmãs, de Tchékhov, por Stanislávski", de Tieza Tissi; "Bodas de café", de Sonia Pascolati; "A navalha na carne", de Pedro Bandeira; e "Hysteria/Hygiene", do Grupo XIX de Teatro. As análises demonstram distintas formas de se materializar um livro como este, contribuindo assim para consolidar os horizontes editoriais que este trabalho pretendeu traçar.
Abstract: This work is a contribution to the Publishing Studies, in regards to its activity in the theatrical scope. It seeks to establish an editorial thought specific to this artistic practice, that marks a singular way of working for the editor in the face of the theatrical phenomenon. To this end, it mobilizes concepts from the Semiology of Theatre, which has founded an understanding of the dramatic text as a scenic practice, therefore aimed at staging. In this sense, the text is part of a more complex phenomenon, which manifests its totality only in the scenic event. To this awareness is added another, that although text and scene have inseparable links in theatre, the scene has autonomous artistic value and little tradition of registration in the bookish world. These will be the guiding points that will lead us to speculate new publishing horizons for theatre, materialized in the concept of “latent book” – a reading project that links the text and the scene through a graphic work that appropriates the archives left by the scenic process. It is a practice that, although without a theoretical framework, has a historical trace since the early days of the press, which is briefly presented at the beginning of the work. The latent book also has contemporary examples, as shown by the four publications studied throughout the thesis, which, however, have not yet constituted a publishing tradition. The analysed works have in common the fact that they were conducted by emancipated editors who, therefore, take on the challenge of mediating the scene in the book They are: "As três irmãs, de Tchékhov, por Stanislávski", by Tieza Tissi; "Bodas de café", by Sonia Pascolati; "A navalha na carne", by Pedro Bandeira; and "Hysteria/Hygiene", by Grupo XIX de Teatro. The analysis demonstrates different ways of materializing a book such as this, thus contributing to consolidate the publishing horizons that this work intended to outline.
Asunto: Teatro (Literatura) – Técnica
Teatro – História e crítica
Editores e edição
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34286
Fecha del documento: 14-ago-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
LANDIThiago_PublicarTeatroComoPraticaCenica.pdf3.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.