Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Carina Utsch Terrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9815468658083450pt_BR
dc.contributor.referee1Aníbal Francisco Alves Bragançapt_BR
dc.contributor.referee2Elen de Medeirospt_BR
dc.creatorThiago Figueiredo Landi Borgespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3472474344456894pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-20T16:39:04Z-
dc.date.available2020-10-20T16:39:04Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34286-
dc.description.abstractThis work is a contribution to the Publishing Studies, in regards to its activity in the theatrical scope. It seeks to establish an editorial thought specific to this artistic practice, that marks a singular way of working for the editor in the face of the theatrical phenomenon. To this end, it mobilizes concepts from the Semiology of Theatre, which has founded an understanding of the dramatic text as a scenic practice, therefore aimed at staging. In this sense, the text is part of a more complex phenomenon, which manifests its totality only in the scenic event. To this awareness is added another, that although text and scene have inseparable links in theatre, the scene has autonomous artistic value and little tradition of registration in the bookish world. These will be the guiding points that will lead us to speculate new publishing horizons for theatre, materialized in the concept of “latent book” – a reading project that links the text and the scene through a graphic work that appropriates the archives left by the scenic process. It is a practice that, although without a theoretical framework, has a historical trace since the early days of the press, which is briefly presented at the beginning of the work. The latent book also has contemporary examples, as shown by the four publications studied throughout the thesis, which, however, have not yet constituted a publishing tradition. The analysed works have in common the fact that they were conducted by emancipated editors who, therefore, take on the challenge of mediating the scene in the book They are: "As três irmãs, de Tchékhov, por Stanislávski", by Tieza Tissi; "Bodas de café", by Sonia Pascolati; "A navalha na carne", by Pedro Bandeira; and "Hysteria/Hygiene", by Grupo XIX de Teatro. The analysis demonstrates different ways of materializing a book such as this, thus contributing to consolidate the publishing horizons that this work intended to outline.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma contribuição aos Estudos da Edição no que concerne à sua atividade no âmbito teatral. Busca estabelecer um pensamento editorial próprio a esta prática artística que marque um modo singular de trabalho do editor diante do fenômeno teatral. Para isso, mobiliza conceitos da Semiologia do Teatro que fundam uma compreensão do texto dramático como prática cênica, voltado, portanto, à encenação. Nesse sentido, ele é parte de um fenômeno mais complexo, que manifesta a sua totalidade somente no acontecimento cênico. A essa consciência se agrega outra, a de que embora texto e cena tenham vínculos indissociáveis no teatro, a cena tem valor artístico autônomo e pouca tradição de registro no mundo livresco. Estes serão os nortes que nos levarão a especular novos horizontes editoriais para o teatro, materializados no conceito de “livro latente” – um projeto de leitura que vincula o texto e a cena a partir de um trabalho gráfico que se aproprie dos arquivos deixados pela obra. Trata-se de uma prática que, embora sem um marco teórico, tem um rastro histórico desde os primeiros tempos da imprensa, que é brevemente apresentado no início do trabalho. O livro latente conta também com exemplos contemporâneos, como mostram as quatro publicações estudadas ao longo da dissertação, que no entanto ainda não constituíram uma tradição editorial. As obras analisadas têm em comum o fato de terem sido conduzidas por editores emancipados, que tomam para si, portanto, o desafio de mediar a cena no livro, são elas: "As três irmãs, de Tchékhov, por Stanislávski", de Tieza Tissi; "Bodas de café", de Sonia Pascolati; "A navalha na carne", de Pedro Bandeira; e "Hysteria/Hygiene", do Grupo XIX de Teatro. As análises demonstram distintas formas de se materializar um livro como este, contribuindo assim para consolidar os horizontes editoriais que este trabalho pretendeu traçar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos da ediçãopt_BR
dc.subjectEdição teatralpt_BR
dc.subjectRelação texto-espetáculopt_BR
dc.subjectLivros latentespt_BR
dc.subject.otherTeatro (Literatura) – Técnicapt_BR
dc.subject.otherTeatro – História e críticapt_BR
dc.subject.otherEditores e ediçãopt_BR
dc.titlePublicar teatro como prática cênica: horizontes editoriais para livros latentespt_BR
dc.title.alternativeTo publish theater as a scenic practice: publishing horizons for latent bookspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LANDIThiago_PublicarTeatroComoPraticaCenica.pdf3.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.