Histórias de um trauma: memórias, testemunhos e ficção sobre a guerra de Canudos
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Tese de doutorado
Título alternativo
Trauma stories: memories, testimonies and fiction about the Canudos war
Historias de trauma: memorias, testimonios y ficción sobre la guerra de Canudos
Historias de trauma: memorias, testimonios y ficción sobre la guerra de Canudos
Primeiro orientador
Membros da banca
Elcio Loureiro Cornelsen
Myriam Corrêa de Araújo Ávila
Márcio Orlando Seligmann-Silva
Pedro Lima Vasconcellos
Myriam Corrêa de Araújo Ávila
Márcio Orlando Seligmann-Silva
Pedro Lima Vasconcellos
Resumo
Esta pesquisa compreende um estudo a respeito das narrativas relacionadas à guerra de Canudos e às representações do imaginário sertanejo. A indagação central é direcionada às diferentes maneiras de rememorar aquela experiência traumática, ao considerar, especialmente, a focalização do teor testemunhal. Para tanto, efetiva-se uma leitura comparativa entre três momentos dos relatos bélicos, a saber: o primeiro está relacionado à escrita inaugural, impactada pela violência da observação direta, em que predomina o apelo visual da testemunha histórica, o testis, em produções elaboradas por coadjuvantes do Estado nacional; o segundo instante é atinente à obra de Euclides da Cunha, Os sertões: campanha de Canudos (1902), em que se problematiza os sentidos do indizível e do páthos imagético fixados no cânone; o último faz referência a dois relatos de sobreviventes e aos manuscritos de Antônio Conselheiro que caracterizam outra leitura dos eventos bélicos, na perspectiva do superstes e do martis, centrada em memórias afetivas que se relacionam com a cultura oral e a tradição religiosa. Em seu conjunto, tais relatos tensionam a ficção memorialística contemporânea a reescrever a simbologia daquele evento extremo. Dessa maneira, verifica-se o papel empreendido pela literatura na perlaboração social de imagens traumáticas em sociedades, a exemplo da brasileira, que enfrentam problemas ao lidar com o passado histórico.
Abstract
This research consists a study about the narratives related to the Canudos war and the representations of the backland imaginary. The key issue is directed to the different ways of remembering that traumatic experience, when considering, especially, the focus of the testimonial content. In order to do so, a comparative reading between three moments of the war reports takes place, namely: the first one is related to the inaugural writing, impacted by the violence of direct observation, in which the visual appeal of the historical witness, the testis, predominates in productions elaborated by State assistants; the second concern to the work of Euclides da Cunha, Os sertões: campanha de Canudos (1902), in which the meanings of the unspeakable and the imaginary pathos are fixed in the canon; the last one refers to two reports by survivors and the manuscripts by Antônio Conselheiro that characterize another reading of war events, from the perspective of superstes and martis, centered on affective memories that relate to oral culture and religious tradition. Taken together, such accounts tension contemporary memorialistic fiction to rewrite the symbology of that extreme event. In this way, the study verifies the role played by literature in the social perlaboration of traumatic images in societies, such as the Brazilian, which face problems in dealing with the historical past.
Assunto
Cunha, Euclides da, 1866-1909 – Sertões – Crítica e interpretação, Conselheiro, Antônio, 1828-1897, Brasil. História. Guerra de Canudos, 1897, Imaginário na literatura, Testemunho narrativo (Literatura), Ficção brasileira – História e crítica
Palavras-chave
Canudos, Ficção, Memória, Testemunho, Trauma