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Tipo: Dissertação
Título: Estudo e verificação de um software de simulação para avaliação do desempenho na frenagem de um veículo conforme requisitos descritos na Resolução 519/2015 do CONTRAN
Autor(es): Rafael Fortuna Pizzi
primer Tutor: Juan Carlos Horta Gutierrez
primer miembro del tribunal : Claysson Bruno Santos Vimieiro
Segundo miembro del tribunal: Pedro Bastos Costa
Tercer miembro del tribunal: Claudio Marcio Santana
Resumen: Este estudo tem por objetivo validar um método (software) de simulação computacional que permita reproduzir, com confiabilidade, os ensaios descritos na Resolução do Contran 519/2015 (norma ANBT NBR 10966 e seus anexos) necessária para a homologação do sistema de freios do veículo. Estes ensaios são longos e caros, pois, além de veículo específico e pessoas treinadas, toda a estrutura de pistas de alto e baixo atritos devem ser disponibilizadas. Com isto, visa-se otimizar os processos e os custos de desenvolvimento dos veículos. Para o estudo foi utilizado um veículo com tração 4x2; em seu Peso Bruto Total (PBT); com freios pneumáticos de tambor e sapatas; com Dispositivo de Antitravamento das rodas na frenagem (ABS). Foram considerados os requisitos para as pistas de alta aderência nas condições de veículo vazio e carregado; a transmissão acoplada e desacoplada; freios em modo de funcionamento normal e falhado segundo o estabelecido na Resolução do Contran 519/2015. O modelo de simulação foi desenvolvido para poder avaliar o desempenho dos veículos nas mesmas condições estabelecidas pela norma ABNT NBR 10966 para a homologação dos sistemas de freios dos veículos. Os resultados obtidos com esse modelo computacional e com os ensaios físicos, quando comparados, mostram que o modelo de simulação computacional é uma ferramenta de projeto robusta que pode ser implementada para a análise do desempenho do veículo em futuros processos de homologação do sistema de freios. Várias influências de parâmetros podem ser avaliadas com a ajuda do programa. A correlação entre os dados de simulação e experimentais foi avaliada com a ajuda de técnicas estatísticas conhecidas. Conclui-se que a diferença encontrada entre as respostas dos ensaios físicos com as da simulação pode ser explicada pela simplificação do modelo, menor precisão dos dados de entrada, a variação da pressão de acionamento dos freios nos ensaios físicos e o coeficiente de atrito da pista de teste. Contudo, é possível entender que, através dos resultados obtidos, uma maior precisão não se faz necessária neste momento, pois garantiu uma robustez mínima para as análises.
Abstract: The purpose of this study is to validate a computational simulation (software) method that can reproduce, with reliability, the tests described in Contran Resolution 519/2015 (ANBT standard NBR 10966 and its annexes) required for the homologation of the brake system of the vehicle. These tests are long and expensive because, in addition to specific vehicle and trained people, the structure of high and low friction test tracks should be made available. With this, it aims to optimize processes and development costs. For the study a 4x2 traction vehicle was used; in a Gross Vehicle Weight (GVW); with pneumatic drum brakes; with Anti-lock Braking System (ABS). The requirements for high friction test tracks for empty and loaded vehicle conditions will be considered; the engaged and disengaged gear box; brakes in normal and failed operation mode according to Contran Resolution 519/2015. The simulation model was developed to be able to evaluate the performance of the vehicles in the same conditions established by the ABNT NBR 10966 standard for the homologation of the vehicle brake system. The results obtained with this computational model and with the physical tests, when compared, show that the computational simulation model is a robust design tool that can be implemented for that analysis of vehicle performance in future brake system homologation processes. Various parameters influences can be evaluated with the aid of the program. The correlation between simulation and experimental data was evaluated with the aid of known statistical techniques. It can be concluded that the difference between the responses of the physical tests and those of the simulation can be explained by the simplification of the model, the lower accuracy of the input data, the variation of the brake pressure in the physical tests and the test track friction. However, we understand that, through the results obtained, a greater precision is not necessary at this time, as it guaranteed a minimum robustness for the analysis. As a suggestion for future work, it is proposed to complement the software with high detail of the equations and the inclusion of other systems, such as the suspensions, for example, in order to enable the evaluation of the vehicles with 6x2 and 6x4 traction.
Asunto: Engenharia mecânica
Automóveis - Freios
Conselho Nacional de Trânsito (Brasil)
Simulação por computador
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34318
Fecha del documento: 28-oct-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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