Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/34320
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O espaço arquitetônico no ensino de artes visuais |
Autor(es): | Sílvia Maria Monteiro Alves Gonzaga |
Primeiro Orientador: | Artur Luiz de Souza Maciel |
Primeiro membro da banca : | Rodrigo Borges Coelho |
Resumo: | A pesquisa apresenta a importância do espaço arquitetônico no ensino de Artes Visuais na dinâmica da sala de aula como um instrumento motivador na relação ensino/aprendizagem. Para isso, foi realizado um levantamento teórico que permitiu analisar a influência desse espaço no desenvolvimento criativo do aluno da Educação Básica. Apesar das muitas dificuldades e problemas encontrados nos espaços arquitetônicos destinados às aulas, tem-se notado grande interesse na disciplina por parte dos educadores e alunos. Portanto, acredita-se que uma restruturação arquitetônica e estética nos espaços físicos destinados às aulas de Artes Visuais, tornando-os mais atrativos e ergonômicos, possa impulsionar melhorias no ensino/aprendizagem e sucessos. Acredita-se que o querer fazer é a melhor forma de começar, como também, recorrer a sustentabilidade como forma de reduzir os recursos financeiros para a reestruturação. |
Abstract: | The research presents the importance of the architectural space in the teaching of Visual Arts in the dynamics of the classroom as a motivating instrument in the teaching / learning relationship. For this, a theoretical survey was carried out that allowed to analyze the influence of this space in the creative development of the Basic Education student. Despite the many difficulties and problems found in architectural spaces for Visual Arts classes, there has been a great interest in the discipline on the part of educators and students. Therefore, it is believed that an architectural and aesthetic restructuring in the physical spaces destined to Visual Arts classes, making them more attractive and ergonomic, can boost improvements in teaching / learning and successes. Because it is believed that wanting to do it is the best way to start, as well as resorting to sustainability as a way to reduce financial resources for restructuring. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Espaço (Arquitetura) Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34320 |
Data do documento: | 30-Mai-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Espaço Arquitetonico no Ensino de Artes Visuais.pdf | 5.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons