Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34334
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O uso de grupos no facebook com aprendizes da língua inglesa: indo além da sala de aula
Autor(es): Daniela Valim de Oliveira
Primeiro Orientador: Elizabeth Guzzo de Almeida
Resumo: Na última década os avanços tecnológicos proporcionaram uma grande mudança no cenário educacional como um todo. O acesso às informações está cada vez mais fácil e rápido, assim como o surgimento de novas ferramentas que influenciam tanto nossa vida pessoal quanto profissional. Muito tem sido discutido atualmente sobre a influência dessas ferramentas no processo de aprendizagem de línguas. Dias (2008 apud O’REILLEY, 2005) afirma que mais recentemente as ferramentas da web 2.0, como blogs, wikis e podcasts, vêm ampliando as possibilidades para interações síncronas e assíncronas entre os alunos de diferentes partes do planeta, que têm interesse em aprender juntos, colaborando para a co-construção do conhecimento. Além dos alunos poderem ter contato com estudantes de outra cidade ou país, eles podem ir além da sala de aula e manter contato com aqueles que estudam juntos. É como se a sala de aula estivesse presente todos os dias na vida deles. Os alunos não precisam esperar a próxima aula para entrar em contato com o professor ou os colegas de sala. O vínculo criado é reforçado. Aprender uma segunda é um processo complexo. Entretanto, estudar outro idioma nos tempos em que se tem acesso a várias ferramentas que auxiliam e deixam esse estudo cada vez mais ilustrado e real, facilita o processo. Não perceber que as redes sociais, que já fazem parte da vida de muitas pessoas, podem auxiliar nessa caminhada, em minha opinião é um desperdício. É claro que ainda há muito preconceito e dúvidas rondando esse cenário. Os autores Martins, Martinez, Filho e Pereira (2009) afirmaram, há quatro anos, que a percepção que se tinha sobre as redes sociais era um tanto negativa em relação à aprendizagem, pois eram apontadas apenas como meio de distração
Assunto: Língua inglesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34334
Data do documento: 16-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo UFMG Julho 2013 - Daniela Valim de Oliveira.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons