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http://hdl.handle.net/1843/34359
Type: | Dissertação |
Title: | Contribuição ao estudo de rigidez de molas helicoidais com seção transversal elíptica |
Other Titles: | Contribution to the study of helical spring stiffness with elliptical cross section |
Authors: | Ana Thaís Almeida de Melo |
First Advisor: | Carlos Alberto Cimini Junior |
First Referee: | Estevam Barbosa de Las Casas |
Second Referee: | Cristina Ferreira de Paula |
Abstract: | A indústria automobilística busca a redução de massa dos veículos para reduzir o consumo de combustível por motivos econômicos e ambientais e, portanto, componentes de material composto são de grande interesse para substituir componentes metálicos, devido à relação de alta resistência mecânica e baixa densidade. Em um automóvel, a suspensão é responsável por absorver os impactos e ruídos da via, oferecendo conforto e segurança aos passageiros e a mola é um de seus componentes principais. O estudo da influência de parâmetros geométricos no comportamento mecânico da mola helicoidal embasa a análise de viabilidade da substituição do componente original metálico por um de material composto, considerando uma seção transversal não usual (elipse). Foi proposta uma abordagem para o cálculo de rigidez da mola helicoidal e a substituição do componente se mostrou possível, observando critérios de massa, rigidez e conforto no veículo. |
Abstract: | Automobile production companies aim to reduce vehicle mass as a way to reduce fuel consumption for economic and environmental reasons. Therefore, composite material components are of great interest to replace metal components due to the high mechanical strength and low density. Suspension is responsible for absorbing the impacts and road noise, providing comfort and safety to passengers in the vehicle and the spring is one of its main components. The study of the influence of geometric parameters on the mechanical behavior of spring supports the feasibility analysis of the replacement of the original metal component by one of composite material, considering an unusual cross section (ellipse). An approach was proposed to calculate the helical spring stiffness and the replacement of the component proved to be possible, observing criteria of mass, stiffness and vibration comfort. |
Subject: | Engenharia de estruturas Automóveis - Molas e suspensão Materiais compostos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34359 |
Issue Date: | 17-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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