Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34367
Type: | Tese |
Title: | A Configuração e o funcionamento do gênero discursivo fotopotoca de Ziraldo |
Other Titles: | The configuration and functioning of the discoursive of gender Fotopotocas de Ziraldo |
Authors: | Laene Mucci Daniel |
First Advisor: | Maria Carmen Aires Gomes |
First Referee: | Flaviane Faria Carvalho |
Second Referee: | Cláudio Márcio do Carmo |
Third Referee: | Clarice Lage Gualberto de Abreu |
metadata.dc.contributor.referee4: | Ana Carolina Lima Santos |
Abstract: | Nesta pesquisa descritivo-qualitativa-quantitativa, averiguamos a configuração e o funcionamento do gênero de linguagem Fotopotocas de Ziraldo (FZ), à luz das Teorias de Gênero, baseadas nos estudos bakhtinianos; da Semiótica Social; da Fotografia; do (Foto) jornalismo e do humor, campos aos quais pertencem as FZ. Anteriormente publicadas sob o nome de Fotofofocas na revista O Cruzeiro, tornaram-se as revistas Fotopotocas: fotos descartadas por veículos de comunicação que ganhavam falas inventadas pelo jornalista e ilustrador Ziraldo para provocar o riso. As FZ são um gênero midiático multimodal que comentam os acontecimentos/notícias fotografados jornalisticamente, configurando-se pelos propósitos comunicativos de fazer rir, de criticar e de opinar sobre algum acontecimento/notícia. Nosso corpus, 317 fotopotocas compostas por fotografias de imprensa do campo jornalístico e paródia e script do absurdo do campo humorístico, é atravessado pela ficção. Por isso, e também por ser apontada como um dos fatores da crise jornalística atual, tratamos da questão da ficcionalidade no (foto) jornalismo. A ficção faz parte da representação da realidade, sendo, portanto, um recurso à sua compreensão e crítica. A partir da ficção instaurada pelo humor, as FZ, transcendendo o evento (foto) jornalístico, funcionam como charges fotográficas e provocam o pensar, atendendo, assim, ao uso social do jornalismo. Metodologicamente, à luz Gramática do Design visual (GDV), analisamos a multimodalidade do gênero FZ, chegando ao cerne da sua configuração e funcionamento: são os processos narrativos verbais/mentais que disparam o gatilho do riso (uma das estruturas desse gênero multimodal) e que, carregados pelos balões de História em Quadrinhos (HQ), idealizam os propósitos dos gestos e das expressões dos Participantes Representados (PRs), destacando-os e atribuindo-lhes falas e pensamentos. O riso que estrutura as fotopotocas e também colabora ao propósito comunicativo não é ingênuo. De forma leve, sem ser sisudo, ele propõe, descontraidamente, novos propósitos de pensar e agir. Ao analisarmos as construções sociodiscursivas e as representações sobre a mulher nas FZ, identificamos matrizes ideológicas conservadoras as quais marcam relações de poder e hegemonias, perpetuando os discursos machistas e sexistas que inferiorizam a mulher. As FZ analisadas foram produzidas 100% por homens, nos anos de 1963 e 1964. Já praticadas por jornalistas e veículos midiáticos pelo mundo, defendemos que sejam ainda mais usadas profissionalmente por jornalistas brasileiros, como um contraponto às falsas notícias. Defendemos, também, o compartilhar do funcionamento e o uso das fotopotocas no ensino do jornalismo, além de elas poderem agir no campo da Educação, contribuindo para o letramento midiático crítico. Cientificamente, propomos a metodologia Enquadramento do corpo na imagem para analisar o corpo em imagens. |
Abstract: | The research is descriptive qualitative and quantitative, verifying the configuration and functioning of the language of gender in the magazine Fotopotocas de Ziraldo (FZ). The verification is in the light of Bakhtinian Studies, Social Semiotics, photography, journalism and humor. Fotopotocas (PhotoSham, in English) was previously published as Fotofofocas (PhotoGossip) in a section of the magazine O Cruzeiro. Photos discarded by media outlets were captioned by the journalist and illustrator Ziraldo to provoke laughter. FZ is a multimodal media genre that comments on photographed news events and is configured to induce laughter, while offering critical opinion. The corpus of the magazine is interspersed with 317 photoShams, consisting of journalistic press photographs. Ziraldo applies parody and humor to the captions and in so doing, captures the absurd and comic. We deal with the issue of fictionality in journalism as it is a part of the representation of reality and, therefore, a resource for understanding and criticism. Given the establishment of fiction through humor, the editions of FZ transcend the photojournalistic event and caricatures, to provoke reflection and achieve a social use of journalism. By the light of the Grammar of Visual Design (known by its acronym in Portuguese, GDV), we analyze the multimedia of the gender of FZ, going to its core configuration and function, which are narrative verbal and mental processes that trigger laughter (one of the multimodes): dialog bubbles in the History of Cartoons (HQ) idealize the intentions of the gestures and the expressions of the Characterized Participants (PR), thereby highlighting them and attributing to them, speech and thought. The laughter that structures the photoShams and contributes to the communicative purpose is not naive. However, in a light-hearted fashion, nothing is to be taken too seriously. New intentions of thinking and acting are casually proposed. Upon analyzing the socio-discursive constructions and the representations of women in the editions of FZ, we identify an ideologically conservative bent which indicates power relationships and hegemonies, perpetuating machista and sexist discourses that render women as inferior. The editions of FZ analyzed were produced 100% by men in the years 1963 and 1964. Already practiced globally by journalists and media vehicles, we believe that the genre was even more professionally used by Brazilian journalists, as a counterpoint to fake news. We agree that the sharing of the functioning and the use of the photoShams in the teaching of journalism, beyond just educational purposes, contribute to the critical mediatic literacy. Scientifically, we propose a methodology Enquadramento do corpo na imagem (Fitting the body into the image) for analyzing the body in images. |
Subject: | Análise do discurso Jornalismo – Linguagem Discurso midiático Ziraldo, 1932- |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34367 |
Issue Date: | 14-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE LMD_2020.pdf | Tese Laene Mucci Daniel_2020 | 9.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License