Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34373
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Plano de curso: os conectores gramaticais numa perspectiva funcional e semântica
Autor(es): Anderson Xavier de Moraes
primer Tutor: Adriane Teresinha Sartori
Resumen: O estudo dos conectores gramaticais é de extrema importância para os usuários da língua portuguesa, pois, por meio deles, são construídas as relações de sentido necessárias para a efetiva comunicação e correta transmissão de pensamentos e desejos. A constituição de sentenças não é meramente uma junção de palavras proferidas ao acaso. Devem-se usar as ferramentas corretas para a realização de um bom trabalho, nesse caso, os conectores corretos. Diante disso, este plano de curso está pautado no estudo dos conectores oracionais, não como mero componente curricular e como memorização de nomenclatura gramatical, mas sim como instrumento de discussão e análise. Foram utilizados textos autênticos e de circulação cotidiana, para mostrar aos alunos que o que eles leem e veem cotidianamente pode (e deve) ser objeto de discussão. As atividades estão relacionadas aos sentidos que as orações (introduzidas por conectores explícitos ou implícitos) estabelecem umas com as outras, junto com propostas de análise da constituição dos textos, que podem ser ampliadas pelo professor (se julgar necessário).
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34373
Fecha del documento: 30-ene-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Gramática e Ensino

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Anderson Moraes Versão Final.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.