Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34373
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Plano de curso: os conectores gramaticais numa perspectiva funcional e semântica |
Authors: | Anderson Xavier de Moraes |
First Advisor: | Adriane Teresinha Sartori |
Abstract: | O estudo dos conectores gramaticais é de extrema importância para os usuários da língua portuguesa, pois, por meio deles, são construídas as relações de sentido necessárias para a efetiva comunicação e correta transmissão de pensamentos e desejos. A constituição de sentenças não é meramente uma junção de palavras proferidas ao acaso. Devem-se usar as ferramentas corretas para a realização de um bom trabalho, nesse caso, os conectores corretos. Diante disso, este plano de curso está pautado no estudo dos conectores oracionais, não como mero componente curricular e como memorização de nomenclatura gramatical, mas sim como instrumento de discussão e análise. Foram utilizados textos autênticos e de circulação cotidiana, para mostrar aos alunos que o que eles leem e veem cotidianamente pode (e deve) ser objeto de discussão. As atividades estão relacionadas aos sentidos que as orações (introduzidas por conectores explícitos ou implícitos) estabelecem umas com as outras, junto com propostas de análise da constituição dos textos, que podem ser ampliadas pelo professor (se julgar necessário). |
Subject: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34373 |
Issue Date: | 30-Jan-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Gramática e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Anderson Moraes Versão Final.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.