Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34421
Tipo: Dissertação
Título: Ariano Suassuna, o rapsodo mordestino
Autor(es): Isabella Albuquerque Gonçalves
Primeiro Orientador: Elen de Medeiros
Primeiro membro da banca : Marcos Antônio Alexandre
Segundo membro da banca: André Carrico
Resumo: A dramaturgia de Ariano Suassuna tem sua base na literatura popular do sertão nordestino e, desse universo múltiplo, nascem textos dramatúrgicos construído a partir de inúmeras referências, tais como: folhetos de cordel, teatro de mamulengo, cantigas populares, causos, teatro de rua, circo, etc. A despeito disso, não podemos descartar o intenso contato do dramaturgo com a literatura canônica, em especial com a tradição da comédia. Tomamos como objeto de estudo nesta dissertação duas peças cômicas do dramaturgo – Auto da Compadecida (1955) e A pena e a lei (1959). As peças selecionadas para análise apresentam convergências tanto no aspecto formal quanto na fábula, o que permite também uma análise comparativa entre as duas obras. Nessas peças, é interessante perceber como Ariano Suassuna lapida a voz rapsódica que costura as histórias, ponto fulcral de nosso argumento. A dramaturgia suassuniana – tanto através de personagens rapsódicas, de rubricas e da conjugação entre elementos épicos e dramáticos – se configura como rapsódica, e essa característica será aqui evidenciada através da análise dos textos dramatúrgicos à luz da teoria proposta por Jean-Pierre Sarrazac (2017). Essa análise parte da conceituação do rapsódico e se desloca em direção à investigação da escrita de Suassuna, da forma e do conteúdo de seu teatro. Nesse sentido, podemos aventar que a dramaturgia e Ariano Suassuna se configura pela composição de fragmentos dos diversos gêneros, costurando perspectivas distintas em sua estrutura. Em uma primeira camada, compreendendo-a como dramaturgia rapsódica, ela ganha outra camada de entendimento ao se fazer notar, entre as vozes das personagens, a elaboração do autor-rapsodo, colocando-a em outro grau de complexidade dramatúrgica.
Assunto: .Suassuna, Ariano, 1927-2014. – Auto da compadecida – Crítica e interpretação
Suassuna, Ariano, 1927-2014. – Pena e a lei – Crítica e interpretação
Teatro brasileiro – História e crítica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34421
Data do documento: 28-Ago-2020
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