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http://hdl.handle.net/1843/34421
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Elen de Medeiros | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9882448569137338 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcos Antônio Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | André Carrico | pt_BR |
dc.creator | Isabella Albuquerque Gonçalves | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7536750621217149 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T23:05:53Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T23:05:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34421 | - |
dc.description.resumo | A dramaturgia de Ariano Suassuna tem sua base na literatura popular do sertão nordestino e, desse universo múltiplo, nascem textos dramatúrgicos construído a partir de inúmeras referências, tais como: folhetos de cordel, teatro de mamulengo, cantigas populares, causos, teatro de rua, circo, etc. A despeito disso, não podemos descartar o intenso contato do dramaturgo com a literatura canônica, em especial com a tradição da comédia. Tomamos como objeto de estudo nesta dissertação duas peças cômicas do dramaturgo – Auto da Compadecida (1955) e A pena e a lei (1959). As peças selecionadas para análise apresentam convergências tanto no aspecto formal quanto na fábula, o que permite também uma análise comparativa entre as duas obras. Nessas peças, é interessante perceber como Ariano Suassuna lapida a voz rapsódica que costura as histórias, ponto fulcral de nosso argumento. A dramaturgia suassuniana – tanto através de personagens rapsódicas, de rubricas e da conjugação entre elementos épicos e dramáticos – se configura como rapsódica, e essa característica será aqui evidenciada através da análise dos textos dramatúrgicos à luz da teoria proposta por Jean-Pierre Sarrazac (2017). Essa análise parte da conceituação do rapsódico e se desloca em direção à investigação da escrita de Suassuna, da forma e do conteúdo de seu teatro. Nesse sentido, podemos aventar que a dramaturgia e Ariano Suassuna se configura pela composição de fragmentos dos diversos gêneros, costurando perspectivas distintas em sua estrutura. Em uma primeira camada, compreendendo-a como dramaturgia rapsódica, ela ganha outra camada de entendimento ao se fazer notar, entre as vozes das personagens, a elaboração do autor-rapsodo, colocando-a em outro grau de complexidade dramatúrgica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | A pena e a lei | pt_BR |
dc.subject | Ariano Suassuna | pt_BR |
dc.subject | Auto da Compadecida | pt_BR |
dc.subject | Teatro rapsódico | pt_BR |
dc.subject.other | .Suassuna, Ariano, 1927-2014. – Auto da compadecida – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Suassuna, Ariano, 1927-2014. – Pena e a lei – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro brasileiro – História e crítica | pt_BR |
dc.title | Ariano Suassuna, o rapsodo mordestino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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Ariano Suassuna o rapsodo nordestino.pdf | Dissertação de mestrado | 2.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
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