Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34421
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elen de Medeirospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9882448569137338pt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antônio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee2André Carricopt_BR
dc.creatorIsabella Albuquerque Gonçalvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7536750621217149pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-24T23:05:53Z-
dc.date.available2020-11-24T23:05:53Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34421-
dc.description.resumoA dramaturgia de Ariano Suassuna tem sua base na literatura popular do sertão nordestino e, desse universo múltiplo, nascem textos dramatúrgicos construído a partir de inúmeras referências, tais como: folhetos de cordel, teatro de mamulengo, cantigas populares, causos, teatro de rua, circo, etc. A despeito disso, não podemos descartar o intenso contato do dramaturgo com a literatura canônica, em especial com a tradição da comédia. Tomamos como objeto de estudo nesta dissertação duas peças cômicas do dramaturgo – Auto da Compadecida (1955) e A pena e a lei (1959). As peças selecionadas para análise apresentam convergências tanto no aspecto formal quanto na fábula, o que permite também uma análise comparativa entre as duas obras. Nessas peças, é interessante perceber como Ariano Suassuna lapida a voz rapsódica que costura as histórias, ponto fulcral de nosso argumento. A dramaturgia suassuniana – tanto através de personagens rapsódicas, de rubricas e da conjugação entre elementos épicos e dramáticos – se configura como rapsódica, e essa característica será aqui evidenciada através da análise dos textos dramatúrgicos à luz da teoria proposta por Jean-Pierre Sarrazac (2017). Essa análise parte da conceituação do rapsódico e se desloca em direção à investigação da escrita de Suassuna, da forma e do conteúdo de seu teatro. Nesse sentido, podemos aventar que a dramaturgia e Ariano Suassuna se configura pela composição de fragmentos dos diversos gêneros, costurando perspectivas distintas em sua estrutura. Em uma primeira camada, compreendendo-a como dramaturgia rapsódica, ela ganha outra camada de entendimento ao se fazer notar, entre as vozes das personagens, a elaboração do autor-rapsodo, colocando-a em outro grau de complexidade dramatúrgica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA pena e a leipt_BR
dc.subjectAriano Suassunapt_BR
dc.subjectAuto da Compadecidapt_BR
dc.subjectTeatro rapsódicopt_BR
dc.subject.other.Suassuna, Ariano, 1927-2014. – Auto da compadecida – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherSuassuna, Ariano, 1927-2014. – Pena e a lei – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro brasileiro – História e críticapt_BR
dc.titleAriano Suassuna, o rapsodo mordestinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ariano Suassuna o rapsodo nordestino.pdfDissertação de mestrado2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.