Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34458
Type: Tese
Title: Formação de professores de língua inglesa e a pedagogia dos multiletramentos: ensino para tempos digitais
Authors: Marilane de Abreu Lima Miranda
First Advisor: Reinildes Dias
First Referee: Adriana Carvalho Capuchinho
Second Referee: Ana Clara Gonçalves Alves de Meira
Third Referee: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
metadata.dc.contributor.referee4: Elizabeth Guzzo de Almeida
Abstract: A formação continuada de professores em nosso país é um espaço essencial crítico-reflexivo para os educadores da área em que atuam que, muitas vezes, já estão distantes dos centros acadêmicos e enfrentam grandes desafios ao ensinar. Embora sejam amparados pela legislação brasileira, os cursos de formação continuada para professores de inglês das escolas públicas estaduais de Minas Gerais ainda são escassos ou de difícil acesso para os que residem distante dos grandes centros universitários ou que não contam com tempo disponível para estudo. Esta pesquisa analisa dados de uma formação continuada crítico-reflexiva para professores de inglês pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova, em modalidade on-line, planejada e implementada por meio de tarefas customizadas solidamente amparadas por estudos recentes sobre linguagem e tecnologia. Seu objetivo principal é investigar se a formação continuada proposta contribui para o aperfeiçoamento do saber e do fazer pedagógico críticos desses professores. Diferentemente de outros trabalhos com foco somente na teoria dos multiletramentos, esta pesquisa se apoia também nos processos de conhecimento da Pedagogia dos Multiletramentos associados aos objetivos cognitivos da taxonomia digital de Bloom e aos recursos digitais da era contemporânea para fins pedagógicos para formar o professor para uma prática pedagógica transformada. O método utilizado para esta investigação foi o estudo de caso, tendo em vista o caráter interpretativo/qualitativo da pesquisa. Os dados foram coletados por meio das respostas dos participantes às tarefas customizadas, sob o viés do referencial teórico adotado, para a formação continuada crítico-transformativa, dos planos de aulas elaborados pelos professores participantes e de 2 questionários – um aplicado ao final da formação e outro, um ano após sua finalização. A análise foi feita, tendo em vista a apropriação crítica do referencial teórico utilizado, a teoria dos multiletramentos, os processos de conhecimento da Pedagogia dos Multiletramentos alinhados aos objetivos digitais da Taxonomia de Bloom e ao uso pedagógico de recursos digitais. Os resultados revelam que a formação implementada por este estudo forneceu suporte teórico-metodológico aos professores participantes; os planos de aula elaborados por eles durante a formação evidenciaram que foi feita uma apropriação crítico-reflexiva da combinação teórico-metodológica pelo qual passaram durante sua formação on-line, com sólido apoio aos princípios dos multiletramentos, integrando às atividades recursos didáticos utilizados durante o período da formação que enfatizou a reflexão e o posicionamento crítico. Os participantes perceberam que a formação por meio do CFPM contribuiu para seu saber e fazer pedagógico crítico-reflexivos e, um ano após a pesquisa, eles revelaram que estavam aplicando conhecimentos construídos durante a formação em seus contextos de atuação.
Abstract: Continuing teacher education in Brazil is essential for educators’ critical reflections about their educational domain since they are often distant from academic centers where they could update their knowledge regarding the latest teaching/ learning theories and corresponding practices. Additionally, they often face great challenges in their local educational contexts. Although supported by the Board of Education of Minas Gerais, continuing education courses for English teachers in the state public schools are still scarce. Besides, the level of difficulties doubles for those who do not have available time for constructing critical theoretical and practical knowledge to transform their practices. This research analyzes data from a continuing education course that was given to English teachers from a state administrative institution, the Regional Superintendence of Teaching of Ponte Nova in Minas Gerais, that includes 17 municipalities. It was planned to be online to reach all the teachers from 70 different schools and implemented through customized tasks that were solidly supported by recent studies on language and technology. The main objective was to investigate whether or not the proposed continuing education for English teachers contributes to their new roles, that of transformative educators. Different from other research studies that consider only the theory of multiliteracies, this investigation is also supported by the cyclical knowledge processes of the multiliteracies pedagogy that includes assumptions of the critical literacy, associated with Bloom's digital taxonomy and its cognitive learning objectives, augmented by the pedagogical use of available free digital tools. The method used for this investigation was the case study considering the qualitative paradigm. The data were collected through the responses to the customized tasks given by the participants during the continuing teacher education course, the lesson plans elaborated by them and from 2 questionnaires - one applied at the end of the course and the other, one year after it was over. The analysis is supported by aspects coming from our critical use of the references: the tenets of the theory of multiliteracies, the principles of the knowledge processes of the multiliteracies pedagogy, associated with Bloom's digital taxonomy and contributions from the pedagogical use of digital tools. The results reveal that the continuing education for English teachers investigated and analyzed in this study provided participants with critical and reflexive theoretical and methodological support for the enhancement of their knowledge on multiliteracies. Further, the lesson plans developed by them showed that they constructed meaning in a reflexive and critical way and implemented what they learned during the course, including the pedagogical use of digital tools. The answers to the first questionnaire revealed that they were aware of the benefits of the continuing teacher education through the CFPM to the critical and reflexive ways they view their educational mission as English teachers now. The data from the second questionnaire, applied one year after the research was over, revealed that they were applying creatively what they have learned in their teaching contexts.
Subject: Língua inglesa – Ensino auxiliado por computador
Língua inglesa – Métodos de ensino
Professores de inglês – Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34458
Issue Date: 29-Sep-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese oficial Marilane-pdfa.pdfTese de Doutorado6.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons