Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34460
Type: Dissertação
Title: Teatro que fica: sentidos atribuídos por jovens à sua experiência de formação teatral
Authors: Júlia Camargos de Paula
First Advisor: Juarez Tarcísio Dayrell
First Co-advisor: Symaira Poliana Nonato
First Referee: Ricardo Carvalho de Figueiredo
Second Referee: Ivan Faria
Abstract: O objetivo central da pesquisa foi compreender os sentidos que jovens atribuem à sua experiência de formação teatral vivenciada no Valores de Minas - Cicalt (Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias). Buscou-se identificar possíveis repercussões da experiência socializadora com o teatro como processo artístico-pedagógico nas vivências dos sujeitos pesquisados. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativo e com diferentes procedimentos, dentre os quais se destacam: a) entrevistas narrativas com seis sujeitos para compreender as interpretações sobre suas vivências com o teatro, considerando também dimensões com as quais o fazer teatral se relaciona para além do espaço formativo, como a família e o campo profissional, e b) a construção de um processo criativo em que os seis sujeitos atuaram como atrizes e atores e que teve como base o conteúdo autobiográfico compartilhado nas entrevistas sobre sua relação com o teatro, o que, por sua vez, trouxe à tona outras possibilidades de investigação acadêmica no campo da educação. Os dados da investigação foram analisados baseando-se em referenciais teóricos da sociologia, da educação, da juventude e do teatro e conceitos como experiência, socialização e sentidos foram centrais na discussão. Foi possível constatar que as repercussões da formação teatral se apresentaram em diferentes dimensões na vida das/os jovens, como na construção de saberes que perpassam outras vias além da racionalidade, como a criatividade e a sensibilidade, a partir do envolvimento do corpo no processo pedagógico. Expressam-se também no desenvolvimento de um pensamento crítico sobre as dinâmicas sociais e de uma postura cidadã e participativa, bem como na vivência de seus processos identitários em meio a uma coletividade diversa e na elaboração das noções de singularidade e alteridade. Todos esses elementos contribuíram para a reflexão e delineamento de seus projetos de vida, que apresentam o fazer teatral em continuidade, caracterizando-o como espaço de pertencimento e realização. Assim, a socialização vivenciada no contexto do ensino do teatro configura-se como experiência que está atrelada à vida, engloba múltiplas propriedades educativas e é impulsionadora de transformações.
Abstract: The main objective of the research was to understand the meanings that young people attribute to their theatrical studying experience lived at Valores de Minas - Cicalt (Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias). It was sought to identify possible repercussions of the socializing experience with the theater as an artistic-pedagogical process in the experiences of the researched subjects. For this purpose, a qualitative methodology based on different procedures was used, among which the following stand out: a) narrative interviews with six subjects to understand the interpretations about their experiences with the theater, also considering dimensions of the theatrical studying impact beyond the formative space, such as the family and the professional field, and b) the construction of a creative process in which the six subjects acted as actresses and actors and which was based on the autobiographical content shared in the interviews about their relationship with the theater, which, in turn, brought up other possibilities of academic research in the field of education. The research data were analyzed based on theoretical references from sociology, education, youth and theater and concepts such as experience, socialization and meanings were central to the discussion. The results provided support to verify that the repercussions of theatrical studying exists in different dimensions in the youth’s lives, such as in the construction of knowledge that permeates other routes besides rationality, such as creativity and sensitivity, built from the involvement of the body in the pedagogical process. Also, in the development of critical thinking about social dynamics and a citizen and participative standpoint, as well as, in the experience of their identity processes among a diverse collectivity and in the elaboration of the notions of singularity and otherness. All of these elements contributed to the reflection and design of their life projects that presents theatrical practice in continuity, characterizing it as a space of belonging and realization. Thus, the socialization experienced in the context of theater education is configured as an experience linked to life that encompasses multiple educational properties and is a driver of changes
Subject: Juventude
Experiência
Teatro -- Estudo e ensino
Teatro na educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34460
Issue Date: 22-Jul-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - TEATRO QUE FICA - JÚLIA CAMARGOS DE PAULA.pdfTeatro que fica: sentidos atribuídos por jovens à sua experiência de formação teatral - Júlia Camargos de Paula4.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.