Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34470
Tipo: Dissertação
Título: Lazer e aprendizagem: interseções a partir de visitas familiares a museus universitários de ciências
Autor(es): Luiza de Souza Lima Macedo
primer Tutor: Diomira Maria Cicci Pinto Faria
primer Co-tutor: Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira
primer miembro del tribunal : Martha Marandino
Segundo miembro del tribunal: Cléber Augusto Gonçalves Dias
Resumen: O presente estudo foi estruturado a partir da identificação de lacunas na produção do conhecimento para a tríade Museus, Lazer e Aprendizagem. A pergunta central que norteou a investigação foi: Quais são as relações entre lazer e aprendizagem em museus a partir da percepção de famílias com crianças no momento da visita? Dessa Forma, o objetivo geral do trabalho foi verificar se é possível estabelecer essas relações, identificando aspectos que podem influenciá-la. Para isso, traçou-se alguns objetivos específicos para condução da pesquisa: Traçar o perfil das famílias; verificar a frequência com que visitam museus com as crianças; entender como percebem os museus em relação ao Lazer e a Aprendizagem; verificar se o perfil identificado é semelhante nos dois museus pesquisados. As reflexões teóricas perpassaram os temas lazer, cultura, aprendizagem e hábitos de lazer do brasileiro. Ancorada na Teoria dos Capitais e Habitus de Pierre Bourdieu (2007; 2007b) e em diálogo com conceitos de Cultura, Lazer, Museus e estudos de público. A investigação foi realizada no Espaço do Conhecimento UFMG e Museu de Ciências Naturais PUC Minas, museus universitários de ciências em Belo Horizonte. A amostra definida foi de 343 formulários. Para a análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise descritiva, de correlação e de regressão com abordagens quantitativa e qualitativa. Foi possível traçar o perfil socioeconômico de uma amostra representativa de visitantes de ambas instituições, assim como identificar seus hábitos culturais em momentos de lazer e aspectos que podem influenciar essa prática. Verificou-se o predomínio de mulheres, com alta escolaridade, renda acima da média nacional, relativamente jovens e que percebem o museu como espaço de lazer e aprendizagem. O foco na criança, aliado aos principais conteúdos dos dois museus pesquisados e à aquisição de conhecimento aparecem como fatores que motivam o lazer intelectual das famílias, o que indica a relação entre Lazer e Aprendizagem. As famílias, ao optar por visitar os museus em momentos de lazer, buscam aliar a diversão e o entretenimento aos interesses pessoais das crianças e à possibilidade de aprendizado através das atividades e conteúdos expositivos.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34470
Fecha del documento: 21-jul-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Lazer e Aprendizagem_interseções a partir de visitas familiares a museus universitários de ciências.pdf1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.