Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34470
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dc.contributor.advisor1Diomira Maria Cicci Pinto Fariapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6127748615734665pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Paula Guimarães Santos de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Martha Marandinopt_BR
dc.contributor.referee2Cléber Augusto Gonçalves Diaspt_BR
dc.creatorLuiza de Souza Lima Macedopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0361798600298436pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-03T18:19:40Z-
dc.date.available2020-12-03T18:19:40Z-
dc.date.issued2020-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34470-
dc.description.resumoO presente estudo foi estruturado a partir da identificação de lacunas na produção do conhecimento para a tríade Museus, Lazer e Aprendizagem. A pergunta central que norteou a investigação foi: Quais são as relações entre lazer e aprendizagem em museus a partir da percepção de famílias com crianças no momento da visita? Dessa Forma, o objetivo geral do trabalho foi verificar se é possível estabelecer essas relações, identificando aspectos que podem influenciá-la. Para isso, traçou-se alguns objetivos específicos para condução da pesquisa: Traçar o perfil das famílias; verificar a frequência com que visitam museus com as crianças; entender como percebem os museus em relação ao Lazer e a Aprendizagem; verificar se o perfil identificado é semelhante nos dois museus pesquisados. As reflexões teóricas perpassaram os temas lazer, cultura, aprendizagem e hábitos de lazer do brasileiro. Ancorada na Teoria dos Capitais e Habitus de Pierre Bourdieu (2007; 2007b) e em diálogo com conceitos de Cultura, Lazer, Museus e estudos de público. A investigação foi realizada no Espaço do Conhecimento UFMG e Museu de Ciências Naturais PUC Minas, museus universitários de ciências em Belo Horizonte. A amostra definida foi de 343 formulários. Para a análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise descritiva, de correlação e de regressão com abordagens quantitativa e qualitativa. Foi possível traçar o perfil socioeconômico de uma amostra representativa de visitantes de ambas instituições, assim como identificar seus hábitos culturais em momentos de lazer e aspectos que podem influenciar essa prática. Verificou-se o predomínio de mulheres, com alta escolaridade, renda acima da média nacional, relativamente jovens e que percebem o museu como espaço de lazer e aprendizagem. O foco na criança, aliado aos principais conteúdos dos dois museus pesquisados e à aquisição de conhecimento aparecem como fatores que motivam o lazer intelectual das famílias, o que indica a relação entre Lazer e Aprendizagem. As famílias, ao optar por visitar os museus em momentos de lazer, buscam aliar a diversão e o entretenimento aos interesses pessoais das crianças e à possibilidade de aprendizado através das atividades e conteúdos expositivos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos do Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLazer e aprendizagem: interseções a partir de visitas familiares a museus universitários de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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