Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34479
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dc.contributor.advisor1Ricardo Saraiva de Camargopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129215067425344pt_BR
dc.contributor.referee1Gilberto de Miranda Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2Henrique Pacca Loureiro Lunapt_BR
dc.contributor.referee3Rodney Rezende Saldanhapt_BR
dc.contributor.referee4Nelson Maculan Filhopt_BR
dc.creatorLuiza Bernardes Realpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044563053595991pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-04T22:59:20Z-
dc.date.available2020-12-04T22:59:20Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34479-
dc.description.abstractRedes do tipo eixo-raio são normalmente utilizadas em sistemas de transporte com o intuito de rotear eficientemente commodities e passageiros entre vários pares de origem e destino. Duas variações do problema de localização de concentradores são propostas. Programas inteiros mistos são apresentados e resolvidos através de métodos exatos e heurísticos. O primeiro problema estudado propoem o desenho da malha aérea global, com base na localização de gateways em redes do tipo eixo-raio, diferenciando passageiros domésticos e internacionais. Uma formulação de programação inteira mista é desenvolvida e dois algoritmos baseados no métodos de decomposição de Benders são implementados para resolver o problema. Enquanto a versão monolítica não consegue resolver instâncias médias dentro de um tempo máximo, os algoritmos propostos são capazes de resolver instâncias maiores em um tempo razoável. A segunda variação do problema de localização de concentradores estudado otimiza o desenho de uma rede de transporte genérica considerando rotas flexíveis. Nessa versão, além de localizar nós concentradores e alocar nós não-concentradores a nós concentradores, as rotas dos veículos são definidas. Enquanto a maioria dos estudos até então presentes na literatura consideram um fator de desconto fixo para representar economias de escala em links entre hubs e uma topologia específica para as redes, esse trabalho introduz uma formulação inteira mista, em que economias de escalas dependem da tecnologia de transporte escolhida para operar as rotas e a topologia da rede é determinada endogenamente. Duas metaheurísticas são implementadas para achar boas soluções para o problema em tempos computacionais razoáveis.pt_BR
dc.description.resumoHub-and-spoke networks are frequently employed in transportation systems to efficiently route commodities and passengers between many origins and destinations. We propose two variants for the Hub Location Problem and introduce mixed-integer programs solved by exact and heuristic techniques. The first studied problem focuses on locating gateway facilities on hub networks to design global air transport systems, by differentiating international from domestic passengers. A mixed-integer programming formulation is developed and two algorithms based on Benders decomposition method are devised to solve the problem. While the monolithic version fails to solve medium instances, the proposed algorithms can solve large instances in a reasonable time. The second variant of the Hub Location Problem introduced here aims to design a generic transport network with flexible routes. In this version, besides locating hub facilities and allocating non-hub nodes to hubs, vehicle routes are defined. Whereas most previous studies consider a fixed discount factor to represent economies of scale in inter-hub links and a specific network topology is imposed, we introduce a mixed integer formulation, in which scale economy depends on the transport technology chosen to operate the route and the network topology is endogenously determined. Two metaheuristics are implemented to find good solutions to the problem in reasonable computational time.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHub location problempt_BR
dc.subjectGatewaypt_BR
dc.subjectScale economypt_BR
dc.subjectFlexible routespt_BR
dc.subject.otherEngenharia de produçãopt_BR
dc.subject.otherAlgoritmospt_BR
dc.subject.otherEconomia de escalapt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.titleTwo hub location problems for transportation systemspt_BR
dc.title.alternativeDois problemas de localização de concentradores para sistemas de transportept_BR
dc.typeTesept_BR
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