Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vanessa Regina Eleutério Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8162570450139070pt_BR
dc.contributor.referee1Vanessa Regina Eleutério Mirandapt_BR
dc.contributor.referee2Frank de Paula Ribeiropt_BR
dc.creatorUmbelina Angélica Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2020-12-07T12:46:16Z-
dc.date.available2020-12-07T12:46:16Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34481-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende apresentar uma ação pedagógica desenvolvida com os estudantes da EJA – sede da Escola Municipal Honorina Rabello cujo objetivo foi provocar os estudantes, estimulá-los a observarem a realidade do seu bairro, do entorno da escola, analisarem a sua condição de vida atual e buscarem dialogar sobre isso com o poder público representado pela Câmara dos Vereadores, na pessoa de um vereador através de uma entrevista cujo roteiro foi produzido por eles, coletivamente. É um trabalho qualitativo, no qual foram muito valorizadas as linguagens oral, imagética e audiovisual, sem descartar o uso da linguagem escrita. O observador foi também participante do processo, portanto a escuta, o diálogo e a observação foram os principais instrumentos de trabalho. Os dados colhidos são reveladores da cultura política dos estudantes da EJA e do brasileiro de modo geral. Mesmo tendo sido um trabalho breve, foi possível, através dele, fazer numa análise, ainda que não muito profunda, de como cultura política, estrutura política e governabilidade se entrelaçam numa relação complexa e definidora, talvez, dos destinos de uma nação. Em certa medida foi possível observar os avanços dos estudantes no que diz respeito à observação, análise crítica e posicionamento diante da sua realidade e sua apresentação disso ao poder público através da situação de interlocução vivenciada por eles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectInterlocuçãopt_BR
dc.subjectCultura políticapt_BR
dc.subjectPoder públicopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherCidadãos -- Formaçãopt_BR
dc.subject.otherAdministração pública -- Participação do cidadãopt_BR
dc.subject.otherCultura políticapt_BR
dc.titleInterlocução entre os estudantes da EJA e o poder público para o exercício da cidadaniapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACPP Umbelina.pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.