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http://hdl.handle.net/1843/34481
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Vanessa Regina Eleutério Miranda | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8162570450139070 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vanessa Regina Eleutério Miranda | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Frank de Paula Ribeiro | pt_BR |
dc.creator | Umbelina Angélica Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T12:46:16Z | - |
dc.date.available | 2020-12-07T12:46:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34481 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende apresentar uma ação pedagógica desenvolvida com os estudantes da EJA – sede da Escola Municipal Honorina Rabello cujo objetivo foi provocar os estudantes, estimulá-los a observarem a realidade do seu bairro, do entorno da escola, analisarem a sua condição de vida atual e buscarem dialogar sobre isso com o poder público representado pela Câmara dos Vereadores, na pessoa de um vereador através de uma entrevista cujo roteiro foi produzido por eles, coletivamente. É um trabalho qualitativo, no qual foram muito valorizadas as linguagens oral, imagética e audiovisual, sem descartar o uso da linguagem escrita. O observador foi também participante do processo, portanto a escuta, o diálogo e a observação foram os principais instrumentos de trabalho. Os dados colhidos são reveladores da cultura política dos estudantes da EJA e do brasileiro de modo geral. Mesmo tendo sido um trabalho breve, foi possível, através dele, fazer numa análise, ainda que não muito profunda, de como cultura política, estrutura política e governabilidade se entrelaçam numa relação complexa e definidora, talvez, dos destinos de uma nação. Em certa medida foi possível observar os avanços dos estudantes no que diz respeito à observação, análise crítica e posicionamento diante da sua realidade e sua apresentação disso ao poder público através da situação de interlocução vivenciada por eles. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Interlocução | pt_BR |
dc.subject | Cultura política | pt_BR |
dc.subject | Poder público | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Cidadãos -- Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Administração pública -- Participação do cidadão | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura política | pt_BR |
dc.title | Interlocução entre os estudantes da EJA e o poder público para o exercício da cidadania | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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