Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34585
Tipo: Dissertação
Título: O estudante enquanto dramaturgo: experiências sobre dramaturgia nas salas de aula dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Wester de Castro Ferreira
primer Tutor: Fabrício Andrade Pereira
primer miembro del tribunal : Mariana de Lima e Muniz
Segundo miembro del tribunal: José de Sousa Miguel Lopes
Resumen: Este trabalho estuda o conceito de Dramaturgia e relaciona seus possíveis usos nas aulas de Teatro dentro do ensino formal. Nesse sentido, destaca-se a noção que considera a Dramaturgia como um constituinte cênico diverso. Considera-se diverso, também, o ambiente escolar com suas várias possibilidades de ensinar e apreender. Com essa consonância de ideias, a Dramaturgia encontra no componente curricular Arte um espaço producente de abordagens educacionais. O mesmo acontece com a escola ao encontrar, nas dramaturgias, um campo pedagógico e didático vasto para o trabalho de diferentes habilidades na formação do indivíduo. Entre os autores pesquisados estão Ana Pais (2004), Fabrício ANDRADE (2006), Eugênio Tadeu PEREIRA (2015) e Eleonora FABIÃO (2009).
Abstract: This article approaches the concept of Dramaturgy and connects its possible uses in Theater classes inside the Formal Educational System. In this sense, highlights the idea of Dramaturgy as a diverse scenic component. It is also considered diverse, the scholar environment, and its many possibilities of teaching and learning. With all these ideas assembled, Dramaturgy finds at school subject Art, a profitable space for educational approaches. The same happens with the School itself, which finds in Dramaturgy a wild pedagogical and didactic field to develop several abilities in the human formation process. Among the authors surveyed are Ana Pais (2004), Fabrício ANDRADE (2006), Eugênio Tadeu PEREIRA (2015) and Eleonora FABIÃO (2009).
Asunto: Teatro - Estudo e ensino
Teatro (Literatura) - Técnica
Ensino fundamental
Teatro na educação
Representação teatral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34585
Fecha del documento: 14-jul-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertação (VERSÃO FINAL) Wester de Castro.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.