Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/34585
Tipo: | Dissertação |
Título: | O estudante enquanto dramaturgo: experiências sobre dramaturgia nas salas de aula dos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Wester de Castro Ferreira |
primer Tutor: | Fabrício Andrade Pereira |
primer miembro del tribunal : | Mariana de Lima e Muniz |
Segundo miembro del tribunal: | José de Sousa Miguel Lopes |
Resumen: | Este trabalho estuda o conceito de Dramaturgia e relaciona seus possíveis usos nas aulas de Teatro dentro do ensino formal. Nesse sentido, destaca-se a noção que considera a Dramaturgia como um constituinte cênico diverso. Considera-se diverso, também, o ambiente escolar com suas várias possibilidades de ensinar e apreender. Com essa consonância de ideias, a Dramaturgia encontra no componente curricular Arte um espaço producente de abordagens educacionais. O mesmo acontece com a escola ao encontrar, nas dramaturgias, um campo pedagógico e didático vasto para o trabalho de diferentes habilidades na formação do indivíduo. Entre os autores pesquisados estão Ana Pais (2004), Fabrício ANDRADE (2006), Eugênio Tadeu PEREIRA (2015) e Eleonora FABIÃO (2009). |
Abstract: | This article approaches the concept of Dramaturgy and connects its possible uses in Theater classes inside the Formal Educational System. In this sense, highlights the idea of Dramaturgy as a diverse scenic component. It is also considered diverse, the scholar environment, and its many possibilities of teaching and learning. With all these ideas assembled, Dramaturgy finds at school subject Art, a profitable space for educational approaches. The same happens with the School itself, which finds in Dramaturgy a wild pedagogical and didactic field to develop several abilities in the human formation process. Among the authors surveyed are Ana Pais (2004), Fabrício ANDRADE (2006), Eugênio Tadeu PEREIRA (2015) and Eleonora FABIÃO (2009). |
Asunto: | Teatro - Estudo e ensino Teatro (Literatura) - Técnica Ensino fundamental Teatro na educação Representação teatral |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34585 |
Fecha del documento: | 14-jul-2020 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação (VERSÃO FINAL) Wester de Castro.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.