Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabrício Andrade Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202424066390098pt_BR
dc.contributor.referee1Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.contributor.referee2José de Sousa Miguel Lopespt_BR
dc.creatorWester de Castro Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3388336517040953pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-29T11:45:24Z-
dc.date.available2020-12-29T11:45:24Z-
dc.date.issued2020-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34585-
dc.description.abstractThis article approaches the concept of Dramaturgy and connects its possible uses in Theater classes inside the Formal Educational System. In this sense, highlights the idea of Dramaturgy as a diverse scenic component. It is also considered diverse, the scholar environment, and its many possibilities of teaching and learning. With all these ideas assembled, Dramaturgy finds at school subject Art, a profitable space for educational approaches. The same happens with the School itself, which finds in Dramaturgy a wild pedagogical and didactic field to develop several abilities in the human formation process. Among the authors surveyed are Ana Pais (2004), Fabrício ANDRADE (2006), Eugênio Tadeu PEREIRA (2015) and Eleonora FABIÃO (2009).pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho estuda o conceito de Dramaturgia e relaciona seus possíveis usos nas aulas de Teatro dentro do ensino formal. Nesse sentido, destaca-se a noção que considera a Dramaturgia como um constituinte cênico diverso. Considera-se diverso, também, o ambiente escolar com suas várias possibilidades de ensinar e apreender. Com essa consonância de ideias, a Dramaturgia encontra no componente curricular Arte um espaço producente de abordagens educacionais. O mesmo acontece com a escola ao encontrar, nas dramaturgias, um campo pedagógico e didático vasto para o trabalho de diferentes habilidades na formação do indivíduo. Entre os autores pesquisados estão Ana Pais (2004), Fabrício ANDRADE (2006), Eugênio Tadeu PEREIRA (2015) e Eleonora FABIÃO (2009).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subject.otherTeatro - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTeatro (Literatura) - Técnicapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherTeatro na educaçãopt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatralpt_BR
dc.titleO estudante enquanto dramaturgo: experiências sobre dramaturgia nas salas de aula dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação (VERSÃO FINAL) Wester de Castro.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.