Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34585
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fabrício Andrade Pereira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1202424066390098 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mariana de Lima e Muniz | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | José de Sousa Miguel Lopes | pt_BR |
dc.creator | Wester de Castro Ferreira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3388336517040953 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-29T11:45:24Z | - |
dc.date.available | 2020-12-29T11:45:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34585 | - |
dc.description.abstract | This article approaches the concept of Dramaturgy and connects its possible uses in Theater classes inside the Formal Educational System. In this sense, highlights the idea of Dramaturgy as a diverse scenic component. It is also considered diverse, the scholar environment, and its many possibilities of teaching and learning. With all these ideas assembled, Dramaturgy finds at school subject Art, a profitable space for educational approaches. The same happens with the School itself, which finds in Dramaturgy a wild pedagogical and didactic field to develop several abilities in the human formation process. Among the authors surveyed are Ana Pais (2004), Fabrício ANDRADE (2006), Eugênio Tadeu PEREIRA (2015) and Eleonora FABIÃO (2009). | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho estuda o conceito de Dramaturgia e relaciona seus possíveis usos nas aulas de Teatro dentro do ensino formal. Nesse sentido, destaca-se a noção que considera a Dramaturgia como um constituinte cênico diverso. Considera-se diverso, também, o ambiente escolar com suas várias possibilidades de ensinar e apreender. Com essa consonância de ideias, a Dramaturgia encontra no componente curricular Arte um espaço producente de abordagens educacionais. O mesmo acontece com a escola ao encontrar, nas dramaturgias, um campo pedagógico e didático vasto para o trabalho de diferentes habilidades na formação do indivíduo. Entre os autores pesquisados estão Ana Pais (2004), Fabrício ANDRADE (2006), Eugênio Tadeu PEREIRA (2015) e Eleonora FABIÃO (2009). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro (Literatura) - Técnica | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Representação teatral | pt_BR |
dc.title | O estudante enquanto dramaturgo: experiências sobre dramaturgia nas salas de aula dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação (VERSÃO FINAL) Wester de Castro.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.