Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/34589
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O museu como espaço de mediação na juventude: afetos e reflexões |
Título(s) alternativo(s): | The museum as a space for mediation in youth: affections and reflections |
Autor(es): | Thais Martins Costa |
primer Tutor: | Mirele Castanheira Brant |
primer miembro del tribunal : | Nelia Marcelina Barbosa |
Resumen: | A pesquisa trata do Museu enquanto um espaço de mediação aos jovens a partir de afetos e reflexões. Por meio da Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, procura discorrer sobre práticas de mediação dentro dos museus. A pesquisa aborda principalmente o trabalho com a arte-educação nos museus de história, contemplando o Museu de Artes e Ofícios como espaço de construção de conhecimentos. Autores como; Barbosa (2004; 2009) e Coutinho (2009) tratam da mediação e de leitura da imagem, Dewey (2010) a questão da arte como experiência e Ramos (2004) a arte-educação nos museus de história. Rocha (2012) é lembrado ao discorrer sobre a aproximação da arte com a vida e Braga (2018) a ideia de que o museu é um espaço que está em processo. A pesquisadora Silva (2012) conduz argumentos sobre a mediação como ação sociológica, contemplando o trabalho com jovens vistos como seres históricos-sociais e sujeitos ativos que trazem conhecimentos e histórias. O museu é visto na pesquisa como espaço de construção de saberes, onde o jovem pode refletir e se expressar. |
Abstract: | The research deals with the Museum as a space of mediation for young people from affections and reflections. Through the Triangular Approach, systematized by Ana Mae Barbosa, the aim is to discuss mediation practices within museums. The research deals mainly with the work with art-education in history museums, contemplating the Museum of Arts and Trades as a space for the construction of knowledge. Authors such as; Barbosa (2004; 2009) and Coutinho (2009) deal with mediation and image reading, Dewey (2010) the question of art as experience and Ramos (2004) the art-education in history museums. Rocha (2012) is reminded when discussing the approximation of art with life and Braga (2018), the idea that the museum is a space that is in process. Researcher Silva (2012), conducts arguments about mediation as a sociological action, contemplating the work with young people seen as historical-social beings and active subjects who bring knowledge and history. The museum is seen in research as a space for the construction of knowledge, where young people can reflect and express themselves. |
Asunto: | Arte - Estudo e ensino Museus - Aspectos educacionais Museus e escolas Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34589 |
Fecha del documento: | 1-mar-2010 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_Thais_2020.pdf | O Museu como espaço de mediação na juventude: afetos e reflexões | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons