Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34593
Type: Monografia (especialização)
Title: Arte contemporânea: desafios e potencialidades para uma educação estética
Authors: Tleysse Assunção Lucas
First Advisor: Filipe Freitas Chaves
First Referee: Ícaro Moreno Ramos
Abstract: A arte educação no Brasil vem seguindo padrões impostos por modelos estrangeiros, diferentes propostas educacionais surgiram mas boa parte delas não se adequavam a nossa realidade. Durante muito tempo, a arte educação no Brasil foi vista como uma atividade e não como uma disciplina, e com o advento da arte contemporânea esse ensino ficou ainda mais fragmentado; como ensinar algo que ainda não tem uma definição exata? Como abordar certos assuntos em sala de aula? Esses questionamentos atormentam diversos educadores, que, por muitas vezes, por não saberem lidar com esse tema, logo acabam por o excluírem de suas aulas. Entretanto sabemos da importância de se trabalhar com esses conteúdos. Ao fazer com que os alunos consigam reconhecer na arte contemporânea elementos presentes em sua vida, permitem os, através da arte, criar um pensamento crítico perante a sociedade. Para tal fim, essa pesquisa tem como objetivo criar estratégias para que a partir da arte contemporânea possamos potencializar uma educação estética. Através de pesquisa literária e estudo de vivências, procura-se entender os desafios para que a arte contemporânea consiga ocupar espaços na educação como instrumento capaz de estimular a criatividade, a sensibilidade, o lúdico e o pensamento. Assim, concluímos que é necessário o educador usar da arte contemporânea para trabalhar temas importantes em nossa sociedade, e que a arte também não é mero fazer e através de metodologias específicas o aluno pode analisar e fazer arte.
Abstract: The art education in Brazil follows the restrict standard proposed by international models. Different educational proposals were discussed, however most of them were not suitable to Brazilian reality. For the last years, the art education in Brazil was seen like an activity and not as a discipline. Also, with the advent of contemporary art, the teaching became even more fragmented. How teach a kind of art which is not accurately defined? How approach these concepts in the classroom? These questions torment several educators that for many times do not know how to lead with these topics, therefore they excluded it from their classroom. According to how students can recognize contemporary art elements in their reality, this allows them creating a critical reasoning about society. Herein, this research aims to create strategies using contemporary art to power an aesthetic education. According to literary research and study of experiences, the authors look to understand the main challenges of contemporary art to occupy the education as an instrument to stimulate the creativity, sensibility, ludicity and the critical thinking. Therefore, we conclude what is necessary for an educator to use contemporary art to work as important topics in our society; besides, art is also not a mere doing, and throughout specifical methodologies then students are be able to analyse and do art.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
Percepção
Estética
Arte moderna - Séc. XX
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34593
Issue Date: 7-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final_TleysseLucas.pdf506.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.